Reunião discute alterações no trânsito e estacionamento da Unifebe
Um novo encontro será marcado em breve para definir as mudanças naquela região
Um novo encontro será marcado em breve para definir as mudanças naquela região
Representantes do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), da Estapar Estacionamento e da prefeitura se reuniram na semana passada para discutir o projeto de alteração no trânsito nas proximidades da instituição.
O local é um dos pontos mais críticos do trânsito brusquense, principalmente nos horários de início e fim de aula, por isso, as mudanças no tráfego daquela região devem começar por ali. “Nos foi apresentado as mudanças no trânsito nesta região em torno da Unifebe, bem como foram apresentadas soluções sobre como a universidade pode contribuir para agilizar a entrada e saída dos acadêmicos sem causar transtorno ao trânsito”, diz o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy.
O secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Paulo Sestrem, participou da reunião e afirma que algumas alterações no projeto foram sugeridas e que a secretaria neste momento trabalha na contagem do volume de carros que passam pelo local para poder finalizar o projeto. “A alteração fará parte do binário Santa Terezinha, tanto as mudanças internas quanto as externas. Uma depende da outra. Ainda faltam algumas contagens em torno da Unifebe para garantir que a alteração vai ficar boa, não podemos errar, por isso, prefiro não divulgar ainda o que pretendemos fazer porque ainda pode mudar”.
Segundo ele, a alteração no trânsito no local será uma parte do binário – que pretende transformar a rua Sete de Setembro e a avenida Bepe Roza, a Beira Rio, em sentido único. “As mudanças próximo a Unifebe serão apenas uma parte da mudança. Não pretendemos fazer o binário completo neste primeiro momento, apenas um trecho dele que já fica preparado para o restante”, destaca.
Mudanças internas
Para colaborar com a melhoria do fluxo na região, a Unifebe se propôs a fazer alterações em seu sistema de estacionamento. “Vamos fazer um corredor de entrada, permitindo que os carros não se acumulem tanto na pista, mas dentro do nosso pátio. Também vamos reorganizar o layout conforme o fluxo de trânsito apresentado pela prefeitura, fazendo com que se agilize o processo de entrada e facilite a saída”, informa o reitor.
Segundo ele, o estacionamento das motos também sera modificado. “O espaço onde ficam as motos hoje será ampliado e o estacionamento das motos deslocado para um local que facilite a entrada e saída, e que também não haja o problema de um sobrepor o outro ou atrapalhar a saída dos carros”.
De acordo com ele, as alterações devem iniciar a partir de julho, nas férias da metade do ano. “As mudanças de cancela do estacionamento se fizermos agora gerarão muito transtorno, então tudo o que envolve a empresa Estapar vai acontecer no recesso entre um semestre e outro. Já as alterações de infraestrutura da universidade vão iniciar a partir do momento que o engenheiro e a prefeitura chegarem a um entendimento”.
O reitor destaca que o reinício das obras de prolongamento da Beira Rio deverão auxiliar a reduzir o impacto do trânsito no local. “Outra boa notícia é o prolongamento da Beira Rio que, a princípio, foi retomado. Se acontecer, será a opção principal da Unifebe”.
Pertschy ressalta ainda que não basta apenas pensar em alterações naquela região, mas em todo o conjunto, aliando outras opções de transporte. “Gostaríamos que Brusque conquistasse um transporte público que também favorecesse aos acadêmicos da Unifebe. Não adiante resolver a questão de estacionamento aqui, o volume de automóvei em Brusque é muito grande, se tivéssemos um transporte público adequado, minimizaria esses impactos.
Outra opção são as bicicletas, que também queremos estimular o uso. A partir do momento que a Beira Rio for concluída será mais uma alternativa aos acadêmicos. Temos que pensar em todas as frentes em termos de mobilidade para Brusque, não só para o momento atual, mas para o futuro”, finaliza.