X
X

Buscar

Reunião discute necessidade de ações para promoção do bem-estar animal em Brusque

Encontro foi uma iniciativa dos vereadores Paulo Sestrem e Sebastião Lima

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 22, na Câmara de Vereadores, uma reunião com entidades e protetores do município para debater ações para o bem-estar animal em Brusque.

O encontro foi uma iniciativa dos vereadores Paulo Sestrem (Patriotas) e Sebastião Lima (PSDB) para debater as dificuldades e necessidades das entidades e pessoas que hoje prestam assistência aos animais em situação de rua em Brusque e tentar encontrar uma solução para este problema de saúde pública.

O vereador Paulo Sestrem destaca que este primeiro encontro serviu para se inteirar da atual situação de Brusque em relação ao tema e, a partir disso, propor ações e sugestões para resolver o problema que cresce a cada ano.

Durante a reunião, representantes de entidades e protetores independentes destacaram a importância da castração e também da fiscalização das pessoas que abandonam e maltratam os animais.

Também foi abordada a necessidade de um espaço público para tratar animais doentes e machucados em estado grave no município. Hoje, entidades como a Acapra e protetores independentes, direcionam esses animais para clínicas veterinárias parceiras, entretanto, já não dão conta de bancar as despesas dos tratamentos.

“A Acapra chegou agora a R$ 100 mil em dívidas com as clínicas. Recebemos mensagens diárias pedindo ajuda, mas hoje estamos fazendo uma triagem e atendendo somente os casos mais graves até diminuir essa dívida. Hoje não temos um lugar para tratar os animais doentes”, diz o representante da Acapra, Moacir Giraldi.

A necessidade de mais campanhas de castração para atender os animais das pessoas de baixa renda também foi discutido. De acordo com os participantes da reunião, a castração dos gatos e cachorros é o primeiro passo para amenizar o problema da proliferação de animais abandonados na cidade.

A diretora da Vigilância Sanitária de Brusque, Cíntia Schlindwein, explica que o órgão está elaborando um projeto para uma nova campanha de castração no município, que deve acontecer no início de 2020.

Também foi abordada a necessidade levantar o número de gatos e cachorros na cidade, para que se tenha a dimensão do problema. De acordo com os participantes da reunião, saber esse número é o ponto de partida para que se realize um trabalho eficaz dentro do bem-estar animal.

Pontos principais
O vereador Paulo Sestrem ressalta que existem três pontos principais que serão o norte do grupo dentro das ações de bem-estar animal: campanhas educativas, controle populacional e fiscalização.

Ele lembra ainda que já existe a lei 3426/2011, que trata do bem-estar, controle populacional animal e posse responsável em Brusque, entretanto, muito pouco é feito no âmbito da lei.

“Com esse grupo formado, queremos criar campanhas educativas permanentes dentro do nosso município, e fazer parceria com as clínicas veterinárias que poderão nos ajudar muito além da parte técnica, que é o atendimento dos animais, mas também na parte de conscientização”, diz.

Para a próxima reunião, que ficou marcada para o dia 12 de setembro, às 16 horas, serão convidados representantes da Secretaria da Educação, das clínicas veterinárias registradas na cidade, além de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes das prefeituras de Guabiruba e Botuverá, para discutirem ações de educação e fiscalização na região.