Reunião inicia planejamento para comemoração dos 160 anos da imigração alemã na região
Programação acontecerá de 20 a 31 de outubro
Programação acontecerá de 20 a 31 de outubro
Na tarde de terça-feira, 18, foi realizada a primeira reunião para tratar sobre a programação dos 160 anos da imigração alemã na região.
O encontro foi realizado no gabinete do prefeito Jonas Paegle e contou com a presença do vice-prefeito Ari Vequi; do prefeito de Guabiruba, Matias Kohler; do presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic), Valdir Riffel; do superintendente da Fundema, Cristiano Olinger; além do presidente distrital Christoph Schnaudigel; do diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth; do vice-prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Harald Weschenfelder e da tradutora Petra Zimmermann.
A programação das comemorações será organizada pela Acic, junto com as prefeituras de Brusque e Guabiruba e a Unifebe.
A semana da imigração alemã será realizada de 20 a 31 de outubro e integrará as cidades da região. O presidente da Acic, Valdir Riffel, destaca que na ocasião haverá visita da delegação alemã da região de Baden e deverá ser formalizada parcerias entre o distrito de Karlsruhe com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).
“A ideia é fortalecer a região do Vale do Itajaí com Baden. Estamos em fase inicial dos trabalhos. Enviamos os convites para as autoridades formarem a sua equipe e agora sim vamos elaborar uma programação. Estamos também aguardando a oficialização da parceria da regional do Distrito com a Ammvi, para ampliar as parcerias”, destaca.
O superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, afirma que as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana da imigração alemã serão realizadas em conjunto entre as cidades dos dois países.
O presidente distrital, Christoph Schnaudigel, destacou a importância da parceria entre Brusque e Karlsruhe ao longo dos anos. “Me alegra muito que dentro da nossa parceria climática, que dura mais de 10 anos, vamos realizar mais um projeto, que atravessa fronteiras e divisas. Temos um passado comum, porque muitas pessoas do nosso distrito imigraram na época para o Brasil. Nós temos antecedentes comuns”, comenta.
Além de iniciar o planejamento para a comemoração dos 160 anos da imigração alemã na região, a comitiva do país germânico está em Brusque para participar da abertura da Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Brasil & Alemanha. O evento é parte do Projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima” e será realizado na Unifebe nesta quarta e quinta-feira.