X
X

Buscar

Reunião na Unifebe discute a retomada econômica da região de Brusque

Encontro realizada nesta quinta-feira foi convocado pela Acibr

Nesta quinta-feira, 4, foi realizada no auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) uma reunião para discutir a retomada econômica da região de Brusque com a pandemia de Covid-19. O encontro foi convocado pela Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e contou com a presença dos prefeitos de Brusque, Jonas Paegle, de Guabiruba, Matias Kohler e de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, além de representantes de diversas entidades da região.

A presidente da Acibr, Rita de Cássia Conti, afirma que a ideia é que as entidades empresariais se coloquem à disposição dos municípios nesta retomada econômica. “A proposta desta reunião é de trabalhar juntos.Penso que o enfrentamento foi bem realizado e agora começamos a pensar na retomada consciente, com responsabilidade. A responsabilidade não é só do poder público, mas de todos nós”.

No início da reunião, o diretor-executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, apresentou alguns dados econômicos da região e do estado, evidenciando a queda na arrecadação nos últimos dois meses, o que já era esperado pelas prefeituras. Em Brusque, a queda na arrecadação de IPTU foi de 26,35%, em comparação com abril e maio do ano passado. Já o ICMS teve uma redução de 22,26%.

O estado também teve queda, em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente no ICMS, que foi de 25% e que terá reflexos nos municípios.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, destaca o comércio teve queda, em média, de 15% a 25% nas vendas no mês de maio, se comparado com o ano passado. Apesar disso, ele afirma que o cenário ainda é melhor do que o imaginado no início da pandemia, quando o comércio ficou quase um mês fechado.

“Naturalmente as vendas caíram, mas num primeiro momento achávamos que estaria pior. Até o dia 15 de março estávamos indo muito bem, mas de repente aconteceu isso e agora teremos que ver formas de superar”.

Gevaerd afirma que como forma de compensar o período de portas fechadas, o Sindilojas e a CDL decidiram abrir o comércio no ferido de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 11.

“Isso vale para Brusque, Guabiruba e Botuverá. O comércio pode trabalhar, seguindo todas as regras. Com o dia dos namorados e a primeira parcela do décimo terceiro que será pago pela prefeitura de Brusque no dia 10, acredito que isso trará um ânimo para o comércio”.

Fernando José de Oliveira, presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), também fez uma avaliação do setor no município. O segmento da construção civil foi um dos primeiros a retomar as atividades e a expectativa é que seja um dos primeiros a voltar a crescer.

“Na última semana, em função de algumas falas do governo federal e da Caixa, é um setor que movimenta muito a economia e acredito que será um dos grandes motivadores da retomada, um dos primeiros que vai voltar e fazer com que a economia comece a andar novamente, com as facilidades e dinheiro que a Caixa deve aplicar”.

O diretor do Colégio São Luiz, padre Claudio Piontkewicz, foi o representante do núcleo das instituições particulares da Acibr, e também deu um panorama do setor no município. De acordo com ele, antes de retomar as atividades presenciais, principalmente da educação básica, é preciso de um estudo minucioso. “Mais próximo do retorno da educação básica, sugiro avaliar bem os números e também levar em consideração a opinião dos pais. Não adianta querer abrir as escolas e os pais não mandarem os filhos. Precisamos avaliar os números para tomar uma decisão sensata”.

A retomada do transporte coletivo também foi discutida. Em reunião na noite de quarta-feira, 3, ficou decidido que os ônibus retornam na segunda-feira, 8, em Brusque. Alguns critérios foram destacados como a obrigatoriedade do uso de máscara, limitação de passageiros e o pagamento somente via bilhetagem eletrônica.

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, apresentou dados sobre a Covid-19 desde o início do trabalho de enfrentamento da doença. Fornari destacou também os números da macrorregional que atualmente está com 21% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos Covid-19. No ponto de vista do secretário, a região está se saindo bem no enfrentamento da doença, por isso, é preciso continuar com o trabalho em conjunto.

“Estamos contentes com o que está acontecendo em termos de mercado, mas no ponto de vista de saúde temos de lembrar que no dia 25 de abril tínhamos 24 casos e de lá pra cá temos 160. Tem o lado vibrante da economia retomada, mas é preciso continuar em sintonia para que o trabalho continue, por isso é importante essa conversa com os empresários”.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, que também é presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), afirma que todas as decisões são tomadas com base em informações técnicas e científicas, e isso é fundamental para que se tomem medidas com segurança.

“Estamos ansiosos para retomar a normalidade, mas não podemos colocar em risco o que se construiu em termos de prevenção e medidas que nos permitiram chegar a essa tranquilidade que vivemos. Um descuido, uma atitude impensada, em 24 horas pode mudar todo o cenário, por isso é importante esse diálogo com todas as lideranças”.