Revitalização da praça Barão de Schneeburg inicia em fevereiro
Prefeitura de Brusque aguarda apenas a liberação do Ministério do Turismo para começar a obra
Prefeitura de Brusque aguarda apenas a liberação do Ministério do Turismo para começar a obra
A revitalização na praça Barão de Schneeburg, no Centro, está prevista para iniciar no dia 11 de fevereiro. De acordo com a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, a prefeitura aguarda apenas a autorização do Ministério do Turismo para iniciar a obra.
Segundo ela, a empresa vencedora da licitação – Freedom Engenharia e Construção, de Blumenau – já foi homologada e toda a documentação foi enviada para a Caixa Econômica Federal, que aguarda o parecer do Ministério do Turismo.
“Essa análise do ministério demora um pouco e pelo prazo que a Caixa nos passou, o nosso planejamento é iniciar a obra no dia 11 de fevereiro”, diz.
A obra, orçada em R$ 790,5 mil, será dividida em três lotes. O primeiro, por meio de convênio com o Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal, corresponde a um valor de R$ 248,9 mil.
Andrea informa que o primeiro passo será o isolamento da praça, para que a empresa inicie a obra sem riscos para a população. “Primeiro vamos fazer a segurança da obra e, em seguida, a demolição do que será necessário retirar para poder revitalizar”, afirma.
O projeto de revitalização da praça inclui a instalação de um grande banco de concreto em S, que contorna e passa pela maior área com grama e vegetação. De acordo com a planta, serão instaladas 14 mesas com banquetas, além de diversos canteiros em formato quadrado e bancos de madeira. A iluminação será refeita com a implantação de lâmpadas em LED.
Ainda de acordo com o projeto apresentado pela prefeitura, o calçamento será feito em paver e concreto estampado. Trecho da avenida Cônsul Carlos Renaux terá nova pavimentação, já o estacionamento na avenida às margens da praça será desfeito e servirá como uma espécie de prolongamento da área de lazer.
Parceria público-privada
A Prefeitura de Brusque tem a intenção de criar parcerias público-privadas para a construção de um espaço gastronômico na praça, no local onde hoje estão as lojas às margens da praça. Entretanto, o vice-prefeito Ari Vequi diz que, por enquanto, a ideia não evoluiu.
“Ainda não achamos nenhuma empresa interessada em levar essa ideia adiante. Acredito que vai ficar para a segunda etapa, enquanto a primeira parte da revitalização acontece, vamos atrás de parcerias. A ideia é tornar o espaço um ponto turístico”.