Ribeirão do Ouro, em Botuverá, é o local escolhido para fixar minha mais nova estação meteorológica
Chegou via correio no dia de ontem, sexta-feira, minha mais nova estação meteorológica, que pretendo fixar na localidade de Ourinhos/Ribeirão do Ouro em Botuverá. Com isso darei prosseguimento à expansão de minha rede, hoje composta por cinco equipamentos, sendo três em Brusque, atualmente instaladas nos bairros Centro, Rio Branco e Santa Luzia e duas em Guabiruba, no Aymoré e Lageado Alto.
Com esta minha iniciativa, a região de Brusque terá mais um ponto de monitoramento das condições do tempo, sendo que este local se situa cerca de 20 km afastado do Centro de Botuverá, em direção ao município de Vidal Ramos. Pretendo deixar funcionando ainda neste mês de outubro. Considero um ponto estratégico, de fundamental importância para a população brusquense, já que as informações coletadas poderão ser muito bem aproveitadas, principalmente numa ocasião onde se faz necessário acompanhar volumes de chuva, num cenário de enchente, por exemplo, visto que muitos afluentes do Itajaí Mirim têm suas nascentes no entorno desta localidade. Todos os dados coletados por esta estação poderão ser acompanhados em tempo real via internet, no site Wunderground.
O que é monitorado?
Com este equipamento, é possível coletar todos os dados de temperaturas, volumes de chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade do ar, ponto de orvalho, tudo isso transferido diretamente para o referido site citado acima, disponível 24 horas por dia, sendo possível visualizar tudo isso em qualquer parte do planeta.
Quero destacar que não tenho nenhum retorno financeiro com isso, tudo sai do meu bolso, passando pelas manutenções, pois se trata apenas de um hobby, que carrego comigo desde os tempos de infância e mesmo que quisesse o apoio de algum órgão público, daria com a cara na porta. Exemplos disso não faltam, pois há alguns anos, quando comecei com este meu objetivo, sondei algumas autoridades das prefeituras tanto de Brusque quanto de Guabiruba, esbarrando na ocasião nas promessas jamais cumpridas. Posso afirmar de forma categórica, que encontro sim, o incentivo de amigos, um deles, Fernando Dobner Keiser, sempre indicando as melhores lojas para que assim, eu possa efetivar as melhores compras.