X
X

Buscar

“Rio Branco abandonado”: presidente da Associação dos Moradores do bairro acusa Prefeitura de Brusque de descaso

"Até quando vamos ficar sofrendo por causa de um governo que nada faz?", disse Rodrigo Voltolini

Moradores do bairro Rio Branco compareceram à sessão da Câmara de Vereadores de Brusque nesta terça-feira, 16, para protestar sobre demandas que dizem não ser atendidas no bairro pela Prefeitura de Brusque.

Presidente da Associação dos Moradores do Rio Branco, Rodrigo Voltolini destacou alguns problemas que os moradores estão enfrentando.

Ele fez duras críticas à administração municipal e destacou a demora para o asfaltamento da rua Gilberto Hassmann e de outras vias nas redondezas. Segundo ele, assinaturas de moradores foram reunidas para a pavimentação comunitárias em 2020, mas as obras ainda não foram feitas.

“O Ari nos enrolou para fazer a rua. Depois, mudaram a lei. Faz 1 ano e 8 meses. Na outra sessão, o Nik Imhof (líder do governo na Câmara) disse que a prefeitura tinha vontade de fazer. Será que o Executivo não sabe quando vai fazer o edital? Precisamos de respostas. A poeira levanta 100 metros de altura”, disse, exaltado.

“Estou indignado com a situação do nosso bairro”

Além disso, ele citou a demora para o fim dos trabalhos de reformas na obra da ponte do bairro e a falta de uma rotatória, que acaba prejudicando o trânsito na rua principal do bairro.

“O Rio Branco é o bairro que mais tem indústrias, arrecadamos impostos. Precisamos que as coisas aconteçam. Até quando vamos ficar sofrendo por causa de um governo que nada faz? Estou indignado com essa situação do nosso bairro”.

Voltolini apresentou várias demandas durante fala na tribuna | Foto: Talita Garcia/Câmara de Brusque

Ele ainda falou de problema de buracos em várias vias, a retirada da retirada da academia ao ar livre que ficava na associação e do parquinho da rua das Araras como exemplos do descaso da prefeitura com o bairro.

Voltolini também destacou que o posto de Saúde do bairro está há 25 dias sem médico e que uma profissional foi mandada para o bairro, mas ficou pouco mais de um dia.

Posição do governo

Líder do governo na casa, Nik Imhof admitiu que a questão das parcerias comunitárias é uma pauta importante para todos os bairros e que a comunidade está ansiosa para que essa questão avance.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram um requerimento de Nik para convidar o diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Marcos
Deichmann, para comparecer à sessão ordinária e falar sobre o Programa Municipal de Pavimentação Comunitária.

“Convidei ele para que possa explicar aos vereadores e à comunidade como está o andamento das solicitações, quantidade de demanda, a questão do decreto, que não é tão simples assim como o Voltolini falou, são várias questões burocráticas, inclusive a questão do preço, já que o valor dos insumos vem aumentando exponencialmente já que é derivado do petróleo. A administração tem que colocar tudo na ponta do lápis, mas isso deve ser lançado nas próximas semanas”, disse.

Sobre as reformas da ponte, Nik diz que o prazo para finalizar a obra é início de outubro. De acordo com o vereador, falta um lado da estrutura para ser reformada, mas toda a laje pré-fabricada já está pronta.

Em nota oficial, a prefeitura se pronunciou sobre as demandas apresentadas na sessão, afirmando “compromisso com os moradores do bairro” e explicando sobre prazos das obras.

Confira a manifestação da prefeitura

Em relação à manifestação realizada por alguns moradores do bairro Rio Branco, em plenário na Câmara de Vereadores durante a sessão da última terça-feira, 16, a prefeitura de Brusque esclarece que:

– No momento estão sendo realizadas as obras de reforma e ampliação da ponte Alois Petermann, no valor aproximado de R$ 2 milhões de reais. A nova estrutura terá como dimensão de 70 x 11,50m e área de 805 m², o que possibilitará a ligação dos bairros Rio Branco e Dom Joaquim;

– A prefeitura já assinou contrato para a construção de uma nova ponte que vai interligar os bairros Jardim Maluche, Guarani e Rio Branco, orçada em R$ 8,3 milhões, com mais de 100 metros de extensão e quase 13 metros de largura. A ligação terá ainda altura superior à 5,5 metros nas alças de acesso pela nova avenida, permitindo assim a continuidade do canal extravasor e a passagem do tráfego de caminhões, ônibus e outros veículos pesados;

– Sobre as reclamações de pavimentações de ruas, com a aprovação das “parcerias comunitárias” a prefeitura aguarda a adesão de moradores para que as vias possam ser pavimentadas, com aporte de recursos do poder público municipal, com contrapartida dos moradores.

Por fim, a administração municipal reafirma o compromisso com os moradores do Rio Branco, já que está realizando obras de infraestrutura e de mobilidade, bem como realizando manutenções preventivas e corretivas da mesma forma que atende os demais bairros.