O informe da Defesa Civil na manhã desta quinta-feira, 21 de março, aponta para a possibilidade de aumento do nível do rio Itajaí-Mirim, apesar da trégua da chuva. Em Vidal Ramos o nível já está baixando, mas de acordo com os relatórios do Ceops e do sistema de telemetria brusquense, as águas em Botuverá ainda continuam subindo e, pelo prazo de escoamento até Brusque, devem elevar ao máximo o Itajaí-Mirim em nosso município por volta das 8 horas da manhã de hoje. A estimativa da Defesa Civil é de que os índices do nível cheguem a 6,5 metros acima do leito normal. Na última medição, o nível do rio chegou em 5,20 metros.
TEMPO REAL
GALERIA
Ainda com estes números não é considerada a possibilidade de enchente, apenas da transposição das margens do rio nos pontos mais baixos, atingindo vias e algumas residências mais próximas do leito nos bairros Guarani, Centro II, Santa Rita e Santa Terezinha. A direção da Defesa Civil orienta moradores desses pontos que, por precaução, promovam a segurança de seus bens, erguendo móveis, levando veículos para regiões mais altas.
Durante a noite foram registrados oito ocorrências de deslizamentos de encostas, mas que não ocasionaram danos materiais e uma família foi deslocada para a residência de vizinhos no bairro Souza Cruz, para segurança. Ao raiar do dia os técnicos da Defesa Civil farão uma análise mais detalhada da situação no local deste registro.
Trânsito
Aos motoristas brusquenses cabe a orientação de atenção e cuidado no trânsito na manhã de hoje. A avenida Bepe Roza registra pontos de alagamentos em suas partes mais baixas e o tráfego está impedido. Já na Arno Carlos Gracher o único ponto de alagamento era no túnel, próximo ao terminal urbano. Ainda há possibilidade de águas defronte à revenda de carros Takai.
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade vai deixar a rua Adriano Schaefer, no Centro, em mão dupla para favorecer o tráfego de veículos na região. No início dessa manhã foi recebido o registro de um deslizamento de barreira na Limeira Alta, prejudicando completamente o tráfego na via. Uma equipe da Secretaria de Obras já foi acionada para a região a fim de desimpedir o acesso
Fonte: Defesa Civil de Brusque