X
X

Buscar

Rio Itajaí-Mirim pode chegar a 7,80 metros em Brusque

Previsão da Defesa Civil é que o rio atinja seu pico máximo entre 23h e 1h

Na última medição realizada pela Defesa Civil de Brusque, às 18 horas, o rio Itajaí-Mirim estava em 4,26 metros. Com isso, a previsão do órgão é que depois das 20 horas, o rio saia de sua calha nos pontos mais baixos da avenida Beira Rio.

A Defesa Civil alerta ainda que o pico máximo do rio deve chegar entre 6,80 a 7,80 metros entre as 23 horas desta sexta-feira, 16 de outubro, e a 1 hora da manhã de sábado, 17 de outubro. Nesse nível, as áreas mais baixas do município já são afetadas. “É importante que os moradores das áreas mais baixas acessem o site da Defesa Civil de Brusque e confiram a cota de sua rua, para poder se previnir e agir com mais rapidez em caso de alagamento”, destaca o agente de Defesa Civil, Edevilson Cugik.

Se o Itajaí-Mirim chegar a 7,80 metros, pontos do Guarani, da avenida Beira Rio, nas proximidades da Honda Takai, e ainda em algumas áreas do bairro Limoeiro, devem ser alagados. “Nesse nível, a água não chega a entrar em residências, mas alcança algumas ruas”.

Cugik ressalta ainda que se o rio atingir os 7,80 metros, a Defesa Civil irá mobilizar abrigos. “Em 7,80 metros começamos a mobilizar abrigos de forma preventiva. Agora, precisamos analisar como o rio se comporta nas próximas horas para termos um prognóstico para a madrugada”.

A Defesa Civil do município permanecerá em alerta para o monitoramento do rio e também o atendimento de possíveis ocorrências.