Rio Itajaí-Mirim registra menor nível do ano em Brusque
Apesar disso, volume de água é considerado normal e não preocupa o Samae
O leito evidente do Itajaí-Mirim, em Brusque, chamou a atenção de moradores em alguns pontos rasos. O rio atinge o menor nível do ano de domingo, 4, até a noite de quinta-feira, 8: 76 centímetros, segundo registro da Agência Nacional de Águas (ANA). Ao longo da semana, houve oscilações para 77 cm.
Apesar do impacto visual, a situação é considerada normal para medição da Sala de Situação ANA/Epagri/Ciram. Para Brusque ficar em condição de atenção de estiagem, a cota do rio deve estar abaixo de 38 cm; para a condição de alerta, abaixo de 27 cm; e emergência, abaixo de 16 cm.
Segundo a Defesa Civil de Brusque, o ideal é que o nível do rio esteja em torno 1,1 metro. De acordo com Carlos Alexandre Reis, diretor da Defesa Civil, pela capacidade atual do rio, o órgão já está em uma situação de atenção.
“Justamente porque, agora, já tem alguns pontos do nosso rio que estão com bem menos de 60 cm, que são as regiões elevadas. Abaixo de 60 cm a situação é mais complicada”, explica.
De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Dejair Machado, a cidade não tem problemas de estiagem, o que causaria falta de água.
No Guarani, onde o Samae coleta a água para a região central, o nível está em 2,39 m considerado bom. “Ela chega a quase seis metros de profundidade, hoje não existe risco nenhum”, conta.
Preocupação nos manaciais
No entanto, de acordo com Machado, existe problemas nos mananciais, ou seja, nas estações que captam água de nascentes.
Além da região central, existem mais seis estações isoladas. Dessas, duas preocupam o Samae por falta de chuva: a Estação Isolada Ribeirão do Mafra e Estação de Dom Joaquim.
“É muito difícil chegar em um ponto de alerta, o nosso problema acontece quando o que é produzido no Centro não consegue abastecer essas regiões isoladas”, explica.
No estado, oito locais estão em condição de emergência de estiagem, segundo o Aviso Hidrológico nº 08, divulgado pela Epagri, nesta terça-feira. São: Eta Casan – Montante, Saltinho, Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho – Jusante, Coronel Passos Maia, Montante – Barragem Concórdia e Camboriú – Rio Canoas.
A previsão é para que volte a chover em Brusque na segunda, 12, porém na quarta-feira, 14, o sol volta a aparecer, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe).