Rio Itajaí-Mirim transborda no Centro de Brusque; confira balanço das chuvas
Defesa Civil registrou mais de 30 ocorrências entre terça e quarta-feira
Defesa Civil registrou mais de 30 ocorrências entre terça e quarta-feira
A Defesa Civil de Brusque registrou mais de 30 ocorrências, a maioria entre os bairros São Pedro, Steffen e Bateas, em virtude das chuvas das últimas horas.
Desde as 15h de terça-feira, 16, até a meia-noite de quarta-feira, 17, o acumulado de chuva são de 98,6 mm no bairro São Pedro, 91,2 mm no Bateias e 60,6 mm no Guarani.
AO VIVO: Veja imagens do rio Itajaí-Mirim neste momento
Já no Limeira Alta o volume foi de 37,8 mm e no Dom Joaquim de apenas 13 mm, o que comprova que as chuvas foram mal distribuídas em toda a cidade.
Foram registradas 32 ocorrências de deslizamentos e alagamentos que resultaram em cinco famílias desalojadas, que estão em casa de parentes e amigos, não sendo necessário a abertura de abrigos públicos.
Nível do rio
O rio Itajaí-Mirim saiu da calha no Centro da cidade, já que o volume de chuvas nas nascentes foi muito grande.
O nível máximo pode chegar a 5,70 metros. Os primeiros pontos a serem alagados são: avenida Beira Rio, entre a ponte estaiada Irineu Bornhausen, no túnel do terminal e nas imediações da ponte Mário Olinger (Corpo de Bombeiros), trazendo transtornos ao trânsito entre 8h e 10h desta quarta-feira. No último monitoramento, às 7h35, o nível estava em 4,94 metros.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, a previsão para quarta-feira é de sol com nuvens e pancadas de chuvas isoladas, o que não deve agravar a situação de Brusque em relação as enxurradas.