Rock’n’roll e muitas manobras radicais agitam o Brusque Motorcycle
Evento que vai até domingo, 7, deve atrair mais de 22 mil pessoas
Evento que vai até domingo, 7, deve atrair mais de 22 mil pessoas
O pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof ficou pequeno neste fim de semana, durante o Brusque Motorcycle – Encontro Sulamericano de Motociclistas. O evento, que tem como objetivo reunir os amantes do mundo duas rodas, já é considerado um dos mais importantes do Brasil e a cada edição atrai novos participantes, inclusive da América do Sul.
Um exemplo é o autônomo André Fillipe Rodrigues Silva, 30 anos, que veio de Tiradentes (MG), pela primeira vez participar do evento. Ele é aficionado pelo mundo duas rodas e decidiu vir a Brusque após convite de alguns amigos que já tinham participado em outras edições. “Estou achando muito melhor do que me falaram, realmente, valeu a pena vir”, diz.
Ele e os amigos vieram de moto. Percorreram mais de 2.100 quilômetros de Tiradentes até Brusque. “Chegamos na cidade na quinta-feira, mas optamos por vir pela Serra do Rio do Rastro para conhecer, então passamos por Laguna, Florianópolis, Balneário Camboriú, várias cidades”.
Para ele, o melhor dos encontros motociclísticos é fazer novas amizades. “O pessoal daqui me acolheu muito bem. Fiz muitos amigos, de várias cidades diferentes. Vou voltar com muita história para contar”.
Um dos organizadores do evento, Jacson Jasper, destaca que a presença do público surpreendeu. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento. “É um encontro que atrai pessoas de todos os tipos que compartilham suas paixões e experiências. É muito bom poder proporcionar isso”, diz.
Neste ano, Jasper ressalta a evolução do palco onde acontecem as apresentações musicais. Durante todos os dias de evento mais de 15 bandas de rock sobem ao palco para fazer a trilha sonora do encontro, que além de muito Rock N Roll, tem também o barulho ensurdecedor dos escapamentos das motos.
“O Brusque Motorcycle já está consolidado e, além de proporcionar diversão, também impulsiona a economia da região. Todos os hotéis próximos estão lotados. Todos ganham com o evento”, afirma.
Manobras de tirar o fôlego
Entre as principais atrações do Brusque Motorcycle está o show de Whelling – esporte radical praticado com motocicleta que consiste em realizar manobras que exigem força e equilíbrio dos pilotos.
Mais uma vez, a equipe Arte e Domínio teve a missão de proporcionar adrenalina e emoção ao público que vibrava a cada manobra.
O ex-piloto e técnico da equipe, Samuel Forteski, afirma que o Brusque Motorcycle é um dos principais eventos que a equipe participa. “O evento aqui é um dos melhores do Brasil. Participamos de todas as edições e gostamos muito. Somos muito bem recebidos aqui”.
A equipe foi criada em 1991. De lá pra cá, a Arte e Domínio já se apresentou em 13 estados brasileiros, além de Bolívia e Argentina.
De acordo com Forteski, para chegar ao nível de execução das manobras, é preciso, no mínimo, três anos de treinamento intenso. “Treinamos mais de 10 horas por semana. As motos são adaptadas pra ter mais arrancada e as manobras são criadas e aperfeiçoadas durante os treinos”.
Na apresentação deste sábado, os quatro pilotos integrantes da equipe tiveram um desafio a mais: minutos antes de iniciar o show, caiu uma chuva forte que deixou a pista encharcada, por isso, as manobras precisaram ser feitas com ainda mais cuidado. “A pista molhada limita muitas manobras que podem ser feitas, mas mesmo assim, fizemos uma bela apresentação para o público”.
Prospecção de negócios
Nem só de música e manobras radicais vive o Brusque Motocycle. Dentro do pavilhão de eventos, acontece a Feira de Negócios, que atrai também um bom número de visitantes. No local, vários estandes que comercializam desde chaveiros até motocicletas. A expectativa da organização é que somente a feira movimente cerca de R$ 3 milhões.
Uma das expositoras foi a Triumph, loja de motos e acessórios de Florianópolis. O estande da marca é um dos mais concorridos da feira. O consultor de vendas João Alves Ferreira Júnior destaca que o Brusque Motorcycle é uma boa oportunidade de prospectar novos clientes.
De acordo com ele, o estande da marca é bem procurado e, somente nos primeiros dias de evento já foram comercializadas três motos, entre elas, uma Tiger Explorer XCA, que custa R$ 78,5 mil. “Sempre participamos do evento em Brusque porque fazemos ótimos negócios e ganhamos muitos clientes que nos procuram depois pra fechar negócio”.
Programação
Sábado – 06/05
18h40 Desafio Freestyle (1ª bateria)
19h20 Show Dick Vigarista
20h20 Desafio Freestyle (2ª bateria)
21h Show Banda Orvalium
22h Show de Weeling
23h Show Banda Santa Negra
Domingo – 07/05
10h Abertura dos Expositores
13h30 Show Weeling – manobras radicais
14h30 Show Banda Soul Riders
16h30 Desafio Freestyle (3ª bateria – final)
17h20 Show Banda Orvalium – Tributo Rock Nacional