X
X

Buscar

A força da casa na primeira final

Depois de mais uma atuação irreparável dentro do Augusto Bauer, o Brusque agora tenta a cereja do bolo em uma Série D memorável: é hora de tentar o título, contra o Manaus. O fato do primeiro jogo ser aqui não assusta o técnico Waguinho Dias. Segundo ele, “até é bom” que o primeiro duelo seja […]

Depois de mais uma atuação irreparável dentro do Augusto Bauer, o Brusque agora tenta a cereja do bolo em uma Série D memorável: é hora de tentar o título, contra o Manaus. O fato do primeiro jogo ser aqui não assusta o técnico Waguinho Dias. Segundo ele, “até é bom” que o primeiro duelo seja em Brusque, para que o time possa construir uma vantagem, para fazer com que o adversário tenha que correr no sufocante clima amazonense para buscar o resultado na volta.

A atuação contra o Ituano foi perfeita. O goleiro Dida, que depois seria herói ao pegar um pênalti de mão trocada, fez apenas e tão somente duas defesas, uma em cada tempo, nos 90 minutos. Bem balanceado em campo, o time teve foco, atitude, e poder ofensivo de sobra para passar pelo bom time do Ituano.

Waguinho soube poupar Junior Pirambu na hora certa, o time teve alternativas pelo meio e, principalmente nas laterais, e a vitória veio ao natural. Muito se fala sobre qualidade do gramado, e realmente o terreno do Augusto Bauer está complicado. Mas o time do Brusque conseguiu se adaptar à essa dificuldade de uma forma surpreendente.

O que esperar da final? Volto a repetir uma frase que até está ficando chata nessa coluna: se o time continuar jogando o que sabe, vai levar uma boa vantagem para o jogo de volta. O Manaus tem um time bem postado, mas acho que perde tecnicamente para o Ituano. O fato de ser uma decisão onde os acessos já estão definidos tira toda a pressão das costas do time, e deixa com que eles possam trabalhar com mais tranquilidade. Não há dúvida de que o elenco está fechado.

No domingo, poderemos ter uma última oportunidade de ver esse time que fez história em campo, já que possivelmente teremos saídas após o encerramento do campeonato, algo totalmente normal na dinâmica do mercado.

Concordo com Waguinho e acho que, na situação atual, o primeiro jogo em casa é uma boa. Basta render o mesmo que nas partidas dos últimos mata-matas. Confio na força ofensiva deste time que impressionou a todos, revertendo um resultado complicado contra um bom adversário e mostrando, além de qualidade, maturidade para não se abalar diante de um déficit de 2 a 0. Que o jogo deste domingo seja o primeiro passo para uma conquista histórica.


Fenômeno

Chamou a atenção em todo o estado a foto de Pedro Paulo Kohler, jovem estudante de 14 anos da Escola Georgina da Luz que, descalço, com roupa pesada e sob um frio intenso na pista de saibro de Curitibanos, saltou 5,95m e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Escolares de Santa Catarina no salto em distância. Pessoas ligadas ao atletismo com que conversei me afirmaram que Pedro é um fenômeno que precisa ser observado com carinho, pela distância que saltou com sua idade, ainda mais sem os equipamentos que o outros competidores possuíam (ressalte-se que ele pulou descalço por opção própria). Conversei com o superintendente da FME, Olavo Laranjeira, que me afirmou que Pedro será convidado a treinar na equipe de atletismo de Brusque, visando a próxima edição da Olesc.

Surpresas

Olavo ainda me disse que espera “boas surpresas” na próxima edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontecem em novembro em Pomerode, Timbó e Indaial. Além das modalidades tradicionais, como vôlei, basquete, ciclismo e futsal, é bom ficar de olho no Atletismo, que irá com uma equipe forte.

Ingressos

Não eram 8 horas de ontem e já havia uma fila grande de torcedores do Brusque aguardando para a compra de ingressos para a grande decisão deste domingo contra o Manaus. Se você quer ir ao jogo e não comprou ainda, não deixe para domingo. Pode ser que no dia da partida não sobre nada. Saiba mais na página 38.

Visita

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi presenteado com uma camisa do Brusque pelo mandatário da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti. O encontro aconteceu ontem, no Rio de Janeiro.