Desafio em Salvador
Com 100% de aproveitamento e dentro do G4 da Série B com uma partida a menos, o Brusque vai a Salvador para tentar aumentar essa boa sequência contra o Vitória. O time baiano já teve que trocar de treinador: Ramon Menezes assumiu o time e, no primeiro jogo, eliminou o Internacional da Copa do Brasil […]
Com 100% de aproveitamento e dentro do G4 da Série B com uma partida a menos, o Brusque vai a Salvador para tentar aumentar essa boa sequência contra o Vitória. O time baiano já teve que trocar de treinador: Ramon Menezes assumiu o time e, no primeiro jogo, eliminou o Internacional da Copa do Brasil dentro do Beira-rio. Na Série B o time não faz boa campanha, aliás, tem tempo que o time não engata uma campanha boa no Brasileiro: está rondando a zona de rebaixamento e vem de um modorrento empate em zero a zero com o Remo em Belém.
Fazendo aquelas projeções: se nessa sequência de três jogos fora de casa o time já conquistou seis pontos, a situação confortável tira pressão para o jogo no Barradão. A estratégia de se concentrar em forte marcação e aproveitar os contra-ataques funcionou bem contra Londrina e Avaí e deve ser repetida contra o Vitória, que vem pressionado e com obrigação de ganhar o jogo. Imagino que o time do Brusque não seja alterado, mesmo com gente pedindo passagem.
O técnico Jerson Testoni ganhou no último domingo um cartão de visita de Gabriel Taliari, 24 anos, que era sonho antigo do clube, e que entrou com personalidade. Ele sabe o que faz com a bola, é inteligente e se apresenta como um potencial titular do time, sendo uma opção praticamente certa no segundo tempo. Uma curiosidade que eu tenho é como o time se comportará lá no meio do campeonato, quando vão começar a aparecer as suspensões e possíveis lesões (que o time já tem). Das duas uma: ou a turma nova vai dar conta do recado e elevar o nível do jogo do Bruscão, ou o time vai cair e perder força, o que eu acho improvável.
Quem tem gastado seu tempo assistindo aos jogos da Série B vai entender o que quero dizer: tirando o Náutico, que é um time muito encaixadinho, campeão pernambucano e bem armado por Hélio dos Anjos, não há nenhum, nem Vasco,Botafogo e Cruzeiro, que dê pra dizer que são times perigosos. Todos tem seus problemas. O Brusque, que tem um time com padrão conhecido de todos, tem tomado vantagem dessa arrancada ruim da maioria dos times. Pode ser uma gordura importante para a reta final. Ou, quem sabe, um facilitador para o caminho do acesso. Prefiro os pés no chão e o foco nos 43 pontos. O Bruscão tem uma situação bem favorável para voltar da Bahia com pontos na bagagem.
Garcez
Hoje completam 14 dias do desaparecimento do atacante Garcez, que não voltou aos treinamentos no Brusque tentando forçar uma saída do clube, que já disse que não vai mexer uma palha pela sua volta. Esse “mim acher” do jogador é um negócio sério: seu assessor de imprensa me disse que não consegue falar com ele. Ele está muito mal instruído, seja lá por quem: se, lá na frente, ele acertar com algum clube, uma simples busca no Google vai mostrar que ele desapareceu do Brusque por duas oportunidades. Isso mancha a carreira de qualquer um.
Iluminação
Ontem, a empresa contratada para a revitalização do sistema de iluminação do Estádio Augusto Bauer estava fazendo a instalação das novas luminárias no último poste, praticamente concluindo o serviço. É provável que um teste aconteça nos próximos dias como um “gostinho” da nova iluminação, que será inaugurada na terça-feira, no jogo contra o Sampaio Corrêa.
A nova liga
O enfraquecimento político da CBF com o afastamento do presidente Rogério Caboclo, combinada com uma grande crise interna (o secretário-geral Walter Feldman foi demitido ontem) criou a oportunidade para que os clubes da Série A voltassem a discutir a ideia da criação de uma Liga, que parece estar mais próxima de acontecer do que em tentativas anteriores. A boa notícia é que os clubes da Série B serão convidados a ser “sócios” dessa liga, e aparecerem na história como fundadores. O Brusque não poderia ter subido para a segunda divisão nacional em momento melhor. Se vingar, vai ser uma ótima.