Foi barato demais
O Brusque venceu o Brasil em Pelotas, mas perdeu a oportunidade de voltar pra casa com o confronto definido. Foi um banho de bola. Desde os 20 minutos do primeiro tempo, quando o Xavante tentou esboçar uma correria e depois fechou os espaços, o Bruscão tomou a posse para si e deu as cartas na partida, como se estivesse jogando em casa. Foi um controle total do campo, encontrando espaços nas alas e pelo meio, carimbando a trave duas vezes e perdendo um caminhão de chances. Era jogo para uma goleada histórica. Teve um jogador a mais em campo por boa parte do segundo tempo.
Mas enfim, a goleada não veio. A vitória de 1 a 0 fora de casa é muito importante, dá a vantagem do empate para o jogo de volta, mas ainda deixa o time xavante, que não mostrou nada demais, vivo no confronto. Em uma situação normal, o Brusque é mais time e deve garantir a classificação. Mas como estamos falando do futebol e conhecemos as surpresas, o time terá que tomar cuidado contra um adversário que virá desesperado.
A atuação firme e coesa do time no Bento Freitas mostra que o caminho para a quarta fase e para ir longe no Estadual está bem definido. Se jogar o que sabe, dentro da sua característica, contando com um pouco de sorte para não perder ninguém por lesão, esse Brusque tem mais barreiras para superar. Mas vamos concordar que este jogo de ontem deixou um gosto de que o placar poderia ter sido mais elástico. Bola pra frente que o caminho está sendo bem seguido.
Projeções
Desfalcado de Rodolfo, Ianson e João Carlos, que acertadamente tomaram o terceiro cartão amarelo para entrarem “limpos” no mata-mata, o Brusque enfrenta o Figueirense sabendo que será, na pior das hipóteses, terceiro colocado da primeira fase do Estadual. Há quem diga que a Chapecoense pode estar no caminho do melhor colocado, mas isso não é certo, já que o time precisa de um bom resultado em Tubarão e, se vencer, pode até acabar em sexto. O Avaí, maior ameaça a liderança, vai para o Oeste enfrentar um Concórdia desesperado, precisando vencer para sair do rebaixamento. A última rodada será muito interessante.
Contas
A diretoria do Brusque realizou uma coletiva na quarta-feira onde mostrou toda a situação financeira do clube e não deixou nenhuma pergunta sem resposta sobre a arrecadação, premiações, despesas e planejamento financeiro para a frente. Entre tantos números apresentados, que indicam uma situação bem favorável com o gordo aporte da Copa do Brasil, um número chamou a atenção: o do baixo número de sócios. Pouco mais de 600 torcedores aderiram ao sócio torcedor. Número pequeno, perto dos mais de 2 mil associados do Marcílio Dias, para citar um exemplo. Lá o programa teve sucesso maior.
Adiado
A Confederação Brasileira de Basquete, assim como outras entidades pelo mundo afora, adiou o início do Campeonato Brasileiro Adulto, que iniciaria neste domingo e teria a estreia do time de Brusque na semana que vem. A CBB não deu nenhuma estimativa de quando a bola subirá.