Necessidade de vencer
Após a derrota para o Cruzeiro, o técnico Waguinho Dias deu uma declaração que me deixou preocupado. Ele disse ter ficado “esperançoso” com o futebol apresentado pelo Brusque no Mineirão, onde perdeu para um time que até semana passada estava brigando pelo rebaixamento. Eu não consigo ter esse otimismo. O time ainda é desorganizado, não […]
Após a derrota para o Cruzeiro, o técnico Waguinho Dias deu uma declaração que me deixou preocupado. Ele disse ter ficado “esperançoso” com o futebol apresentado pelo Brusque no Mineirão, onde perdeu para um time que até semana passada estava brigando pelo rebaixamento. Eu não consigo ter esse otimismo. O time ainda é desorganizado, não consegue criar com qualidade e depende muito da bola aérea para chegar no gol do adversário.
O time tem a obrigação de vencer o CRB, que briga por acesso, na segunda-feira. O time de Alagoas ajudou o Brusque, com a vitória sobre o Londrina, que segurou o time do Paraná dentro do Z4. As duas derrotas fora de casa, para o fraco Confiança e o Cruzeiro expuseram mais problemas do que soluções no time, que precisa ganhar pelo menos dois dos três jogos para permanecer na Série B, e ainda torcer por um bom desfecho no julgamento da semana que vem (veja nota abaixo).
As vezes tenho a impressão que o treinador não tem mais alternativas para o time. No sábado, declarou que treina muito com a defesa, mas seus atletas “falham nas tomadas de decisões”. De fato, o sistema defensivo do Brusque parece não ter solução. Bola aérea, principalmente na bola parada, é um Deus nos acuda. Aí o time perde confiança, já não articula bem, e o coitado do Edu tem que vir aqui no meio do campo pra buscar bola porque ela não chega nele lá na área. Esse é outro problema crítico.
O Brusque chega na reta final do campeonato brasileiro com muitos problemas pra resolver, e sem mostrar evolução. Pra piorar, tem um adversário cascudo pra enfrentar na segunda-feira.
Julgamento
Finalmente, quase depois de dois meses do primeiro julgamento, o recurso do Brusque no caso Celsinho será analisado pelo Pleno do STJD, na próxima quinta-feira. Conversei com pessoas ligadas à área do direito desportivo que estranharam muito a demora por parte do Tribunal em enviar o acórdão da comissão disciplinar e marcar a análise do recurso, que vai acontecer antes da penúltima rodada da Série B.
Reversível
Segundo o Dr. Mário Bertoncini, procurador-geral do TJD, a quem tenho como autoridade no assunto, ele acredita na reversão da punição e a devolução dos pontos ao Brusque. Segundo ele, só cabe a retirada de pontos de um clube caso a manifestação racista tenha partido de um grupo de torcedores, que não foi o que aconteceu. Mas é bom lembrar que o resultado deste recurso (que será analisado por auditores mais experientes e diferentes do primeiro julgamento) poderá abrir precedentes para outros casos do tipo, caso seja mantida a punição. Pesa muito contra o Brusque a desastrosa nota oficial divulgada no dia seguinte ao jogo, a qual o clube não divulga de quem foi a autoria.
Denúncia
Também na próxima quinta, só que na quarta comissão disciplinar, será julgado o caso do jogo em Pelotas, onde o zagueiro Sandro e o lateral Edilson teriam sido ofendidos por um torcedor do Brasil. A denúncia foi feita pelo departamento jurídico do Brusque.
Basquete
Pela primeira vez em muito tempo, o time de Basquete Masculino de Brusque ficou de fora do quadrangular do campeonato estadual, que deveria acontecer na Arena Multiuso. Por isso, os jogos decisivos foram transferidos para Blumenau. Um bom investimento foi feito no time, que não esperava um resultado tão decepcionante. O foco agora é nos Jogos Abertos, que começam na semana que vem, em São José.
Estádio
O próximo episódio do caso envolvendo o Estádio Augusto Bauer diz respeito ao contrato de aluguel a ser firmado entre o Carlos Renaux e o Camboriú para o Campeonato Catarinense de 2022. O Brusque, que tem contrato de exclusividade só até o final desse ano, monitora a situação. O presidente tricolor, Altair Heck, me afirmou que há a possibilidade de nova troca de gramado a partir do final do mês, quando o Brusque encerrar a sua temporada. E não está descartada a colocação de campo sintético.