Personalidade
O Brusque mostrou a força do seu conjunto no empate contra o bom time do Ypiranga e vai ganhando corpo na sua caminhada para a fase final, onde depende de mais duas vitórias em oito partidas para carimbar a sua vaga. Fico feliz de ver um time que sabe do seu potencial, não se retrai e faz o time da casa se preocupar ainda mais, além de tentar propor o jogo.
O caminho até a segunda fase ainda é longo, mas tem mais percalços: o Departamento Médico ainda tem jogadores importantes e ainda tem o fantasma da Covid: Zé Carlos está no isolamento e existe um medo de que outros jogadores também estejam contaminados, o que vai aparecer nos próximos dias (tomara que seja só o caso do goleiro). Mesmo assim, o time tem uma “gordura” que lhe garante tranquilidade para tocar o trabalho e até tropeçar, o que faz parte em um campeonato de pontos corridos.
Domingo, o adversário é o São Bento, que na segunda-feira ficou com o vice-campeonato da Série A2 do Campeonato Paulista e que agora, mesmo na zona de rebaixamento, pode focar no Brasileirão e buscar a classificação. É um time que requer cuidado, comandado pelo centroavante Bambam, destaque na Copa SC do ano passado. Mas o time do Bruscão já me passa a segurança de que todos os tipos de problemas podem ser superados. Minha preocupação maior é a recuperação dos lesionados para que todo mundo esteja a disposição no quadrangular que vale o acesso.
A diretoria também fez alguns movimentos, emprestando dois atletas para outros times e enxugando um pouco o plantel (mais empréstimos devem acontecer nos próximos dias). Classificar com antecedência tem suas vantagens.
Carlos Renaux
O vovô do futebol catarinense, que já sabe que estreará na Série C do Catarinense no dia 13 de dezembro em um confronto regional contra o Atlético Batistense, vai anunciar o nome do seu treinador na segunda-feira. O tricolor tem uma chance única: são oito clubes, que jogarão um turno único de sete partidas, onde os três primeiros garantirão o acesso para a segundona de 2021. Com um esforço, dá pra chegar e mudar o clube de patamar dentro do Estado.
Batistense
O Atlético Batistense comemorou a sua transformação para clube profissional e mostra ter um trabalho bem interessante para o catarinense da terceira divisão. O time será treinador pelo experientíssimo Luiz Carlos Cruz, um estudioso do futebol com passagem por Figueirense, Chapecoense, Avaí e grandes clubes do Nordeste.
Calendário
Com a classificação praticamente garantida para a segunda fase da Série C (só uma catástrofe para que isso não aconteça), o Brusque já sabe que vai jogar entre Natal e Ano Novo, com os jogos da segunda fase entrando em janeiro. E a próxima temporada não vai ter muita folga: os estaduais começam imediatamente após o final do Brasileiro, sem pré-temporada.