Preocupado com o catarinense, e foco na Série B
O Brusque hoje ocupa uma boa segunda colocação no Campeonato Catarinense, e terá três jogos pela frente, sendo dois em casa, para, na pior das hipóteses, permanecer lá e ter uma vantagem do mando de campo nas quartas-de-final e na semi. A Chapecoense, quatro pontos a frente, tem uma tabela mais tranquila e deve confirmar a primeira colocação.
Mas, além do mata-mata do catarinense, que começa no final do mês, tem a preocupação com a Série B, que inicia no final de maio. O time terá mudanças importantes até lá: Pirambu e Bruno Mota, por exemplo, tem contrato até o fim do estadual. Por outro lado, Edu está na reta final de preparação e deve voltar. A diretoria vai ao mercado atrás de reforços ainda para o catarinense: de preferência, um atacante de beirada para o lugar de Marco Antônio, que dificilmente volta a jogar nesse ano, e mais um meia-atacante para dar suporte a Thiago Alagoano. O prazo de inscrições do estadual termina no dia 22 , então logo teremos novidades chegando.
A pergunta que mais ouço nos últimos dias é se o Brusque está pronto para a Série B e se o time é competitivo para o Brasileirão. É claro e notório que o time precisará engordar o elenco em todas as posições para encarar essa maratona desgastante. Mas hoje, o time não entra tão abaixo assim que seus concorrentes. Pergunto: o time do Bruscão é pior que o do Avaí, por exemplo? E do Brasil de Pelotas, antipenúltimo colocado do Gauchão? E de outros times que patinam nos seus estaduais?
A necessidade de reforços existe, mas o fantasma não parece ser tão grande assim. Mas não pode demorar pra contratar,pois o mercado fica agitado e quem dormir no ponto não arruma coisa boa.
Basquete
Dentro do conceito de “Bolha”, Brusque receberá os jogos finais do Campeonato Brasileiro Adulto de Basquete a partir do dia 22. Primeiro, acontecerão os dois jogos finais do primeiro turno, mais os cinco do segundo turno do grupo onde Brusque está, para que depois aconteçam as finais. O encerramento está previsto para o dia 22 de maio. Teremos um mês de jogos na Arena Brusque.
Estádio
A CBF ainda não carimbou, mas os jogos do Brusque na Série B serão no Augusto Bauer, pelo menos enquanto não houver a presença de público. Mas tem exigências, e a maior delas está no sistema de iluminação, que precisará ser modernizado. Brusque e Carlos Renaux já se movimentam para fazer a substituição do sistema, que além de antigo, é perigoso. É possível colocar iluminação bem mais eficiente no estádio, com gasto menor de energia.
Público
Falando em presença de público, a CBF pretende liberar a torcida, ainda que em pequeno número, no segundo turno do Brasileirão da Série A. Claro que é uma previsão que precisa ser confirmada mais para a frente, com a evolução do número de casos de Covid e da vacinação. Mas se houver segurança para tanto, é sinal que o torcedor poderá voltar para arquibancada antes do final do ano.