Primeiro passo
O Brusque deu um bom pontapé inicial no campeonato catarinense ao vencer o Marcílio Dias. Os erros pontuais, e principalmente o nervosismo nos minutos finais até são normais por ser um jogo de estreia. O time dominou o jogo por todo o primeiro tempo e parte do segundo, tendo algumas oportunidades de ganhar por um placar maior. Acabou tomando o gol numa falha de Rodolfo Potiguar e acabou tomando pressão nos minutos finais. Tudo certo, ganhar na estreia, ainda mais de um rival local, é o que interessa.
E pelos jogos que vi dessa primeira rodada, dá pra ver que tem time que vai sofrer para ser confiável, como o próprio Marcílio, o Próspera, Hercílio Luz e o Metropolitano. O Brusque carrega pra si a vantagem de trazer um entrosamento da Série C e reforços que criam novas opções. As próximas partidas servirão para analisar esse crescimento. O próprio técnico Jerson Testoni admitiu que o time tem que rever algumas situações, o que é bem normal em um time em formação.
Vem aí o time do Metropolitano no domingo, outro rival regional. O clube vem de apenas duas semanas de treinamento e fez um jogo bem ruim contra o Figueirense, que também vai ter uma temporada difícil. É jogo para vencer com tranquilidade, mantendo o foco e se jogando o que sabe. A tabela que o Brusque tem permite que o treinador faça boas observações e conheça as peças que tem em condição de jogo.
Afinal, ninguém tem dúvida que o Brusque classificará. A questão aqui é chegar no mata-mata, em maio, com o time afinadinho.
Adiado
O jogo Chapecoense e Avaí, marcado para este final de semana, em Chapecó, foi adiado pela Federação Catarinense de Futebol. A região Oeste vive uma situação gravíssima por causa da Covid-19, e o colapso do sistema hospitalar na cidade impede que profissionais de saúde e ambulâncias estejam disponíveis para a partida. Esse é um medo que preocupa os dirigentes: com uma tendência de aumento no número de casos, é possível que novos adiamentos possam acontecer ou até que o governo do Estado venha a novamente suspender o campeonato.
Segundona
O Carlos Renaux participou da reunião na sede da Federação Catarinense de Futebol para definir a Série B do Estadual, que começa no final de maio. O campeonato será duro, com todos os times se enfrentando em turno e returno em busca das duas vagas para a primeira divisão de 2022. Quem quiser subir terá que fazer um elenco grande e ter um bom suporte financeiro. É um regulamento cruel.
Camisas
O Brusque lançou o seu novo uniforme que agradou a maioria dos torcedores. A camisa branca me trouxe lembranças de infância, até por ser baseada no uniforme de 1988, do primeiro campeonato que o clube disputou, e que até agora não tinha sido refeita. Mas gostaria de fazer uma observação: quem acompanhou o jogo em Itajaí reclamou que os números vermelhos das camisa não são legíveis para quem está transmitindo ou até assistindo ao jogo. Fica a sugestão para que isso possa ser melhorado.