Rogério dos Santos vai para o quinto mandato de vereador: “a experiência com certeza contribui”
Vereador elege educação, saúde, transporte público e mobilidade como prioridades
Vereador elege educação, saúde, transporte público e mobilidade como prioridades
Vereador mais experiente da legislatura 2025-28, Rogério dos Santos (Republicanos) vai para o seu quinto mandato na Câmara de Brusque. Na eleição do ano passado, ele foi o 11º mais votado, com 1.126 votos.
Rogério nasceu em Brusque e mora no bairro São Luiz. O parlamentar é formado em Física pela Furb. Professor de Química e Física há quase 40 anos, ele trabalhou em diversas escolas da cidade.
Foi eleito vereador pela quinta vez – as outras foram pelo PFL em 1996 e 2000, pelo PSD em 2016 e pelo DEM em 2020. Também foi candidato a deputado federal em 2022, pelo Republicanos, e já ocupou a cadeira de presidente da Câmara de Brusque.
Rogério foi secretário de Assuntos para a Juventude, Cultura, Esportes e Turismo, diretor-presidente do B-Trans (atual Diretoria de Trânsito), chefe de gabinete e diretor-presidente do antigo Ibplan, hoje Secretaria de Planejamento Urbano.
Ele acredita que a experiência adquirida durante essas décadas na vida pública são importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho.
“A experiência com certeza contribui. Em 2024, consegui trazer R$ 600 mil em emendas. Vamos buscar novamente em 2025 verbas para saúde e educação. Vou para o meu quinto mandato. Já ocupei diversos cargos na prefeitura. Vários vereadores novos já vieram conversar comigo”, revela.
Rogério compõe a base do prefeito André Vechi (PL) desde que assumiu o posto em 2023 e pretende continuar atuando desta forma. Ele quer articular com Vechi para avançar com suas prioridades do mandato, como o pagamento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para agentes em caráter temporário (ACTs).
“Educação, que é a minha área, é minha prioridade. Vou buscar junto ao prefeito André Vechi para garantir novamente o fundo de garantia para ACTs, um benefício que foi conquistado após anos de luta e foi retirado. A educação em Brusque e também o setor de obras têm muitos ACTs e isso faz falta”.
Na visão de Rogério, a saúde também pode avançar, assim como o ritmo de pavimentação de ruas e o transporte público.
“A saúde também tem algumas necessidades, apesar de estar caminhando bem. O transporte coletivo também é de fundamental importância. Desde que eu assumi meu mandato, em 1997, a população pede mais horários, principalmente aos fins de semana e ainda não conseguimos solucionar”, destaca “Ainda temos muitas ruas sem pavimentação. O atual prefeito inaugurou muitas em um período curto, mas temos uma usina de asfalto que pode ser melhor aproveitada”.
Colaboração: Thiago Facchini
Ex-presidentes relembram bailes da Sociedade Guabirubense nos anos 70, 80 e 90: