Anita Garibaldi: a rosa da Laguna
Agosto se aproxima e com ele lembramos as datas de nascimento e morte da catarinense Anita Garibaldi, reverenciada como a “Heroína dos Dois Mundos”. Filha de Maria Antônia de Jesus Antunes e Bento Ribeiro da Silva, ela nasceu em Morrinhos, Laguna, no dia 30/08/1821 e faleceu com 28 anos, na Itália. Dos pais recebeu o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro e se imortalizou na história com o nome de Anita Garibaldi.
Em 30/08/1835, dia em que completava 14 anos, Anita se casou com Manuel Duarte de Aguiar na matriz de Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Anita e Manuel não tiverem filhos e o casamento durou pouco, pois em 1839 ela se uniu ao italiano Giuseppe Garibaldi, com quem constituiu família.
A biografia de Anita é documentada a partir do momento em que ela se uniu a Garibaldi. O primeiro encontro deles foi em agosto de 1839, depois que o barco Seival, que Garibaldi comandava, naufragou em Laguna. Os farroupilhas derrotaram a marinha e as tropas imperiais e entraram vitoriosos em Laguna Em agosto de 1839, Garibaldi e Anita já foram padrinhos do menino Eduardo Ferreira, em Laguna. Sendo ela casada, teria abandonado Manuel?
Em suas memórias, Garibaldi descreveu como conheceu Anita: de seu barco, avistou a jovem e foi à terra para procurá-la. Chegando à praia, não a encontrou. Cruzou então com um conhecido do lugar, que o convidou para um café em sua casa. “‘Entramos e a primeira pessoa que me olhou foi aquela cuja aparência me fez desembarcar. Era Anita. A mãe dos meus filhos! A companheira da minha vida, dos bons e maus momentos! A mulher cuja coragem desejei muitas vezes.! Nós dois ficamos em êxtase e em silêncio, olhando um para o outro, como pessoas que não se viram pela primeira vez e que procuraram algo nas características um do outro para facilitar lembranças. Saudei-a finalmente e lhe disse: “Tu devi esser mia” .
Anita fez uma escolha corajosa para época: ela teve a coragem de tomar as rédeas de sua própria vida! Acompanhando Garibaldi, Anita entrou em combate em Imbituba no início de novembro de 1839 em, em 15 daquele mês, ocorreu o combate com a esquadra imperial e a marinha farroupilha foi destruída. No final de novembro, Garibaldi e Anita acompanharam as tropas de Canabarro em direção ao Rio Grande do Sul, marcando o fim da República Juliana. Em janeiro de 1840, combateram em Curitibanos.
Em 18/03/1840, Garibaldi e Anita se retiraram definitivamente de Santa Catarina. Em 16/09/1840, nasceu o primeiro filho, Domingo Menotti, em São Luis de Mostardas (RS). Depois de uma dura marcha pelo planalto médio, em maio de 1841 Garibaldi e Anita desligam-se do Exército Farroupilha e em junho de 1841, chegam a Montevideo, Uruguai, onde se casam em 26/03/1842. Garibaldi sai para a sua primeira expedição fluvial e defendeu a causa uruguaia até 1848, quando decidiu lutar pela independência da pátria italiana. Em Montevideo nasceram mais três filhos: Rosita; Teresita e Ricciotti.
Em dezembro de 1847, Anita e os 3 filhos partiram para a Itália, mas antes Anita fez Garibaldi prometer que levaria os restos mortais da filha Rosita para a Itália. Se instalaram em Nizza, terra natal de Garibaldi. Em abril de 1848, Garibaldi também partiu, levando consigo os restos mortais da filhinha Rosita, subtraídos do Cemitério de Montevideo. Em Nizza, Garibaldi iniciou a luta contra os austríacos pela libertação da Itália. Num dos episódios dessa luta, Anita, que não temia disparos de canhão, cargas de cavalaria ou espadas empunhadas, faleceu grávida do quinto filho. Era 04/08/1849, dia e mês em que comemoramos o aniversário de Brusque. Anita morreu em Mandriole de Ravena (Itália), local que se tornou célebre pelo fato. Em 1932, os restos mortais de Anita ganharam um mausoléu em Roma.
Leia também:
Família de modelo catarinense que morreu no Chile tem autorização negada para ir a velório
Saiba o que é a Anomalia Magnética que fica sobre o Sul do Brasil
Cachorrinha é encontrada enterrada viva após cair em buraco no Litoral de SC
Integrante da Havan Liberty morre aos 28 anos por Covid-19
Projeto “Vivência Queer” gera pedido de informação na Câmara de Brusque; entenda
Defesa Civil emite alerta para frio intenso em Brusque a partir de domingo
“Em 2021, Prefeitura de Brusque está impedida de fazer qualquer negociação”, diz secretário sobre reajuste dos servidores
Saiba como vai funcionar sistema integrado de transporte de Brusque com cidades do litoral