X
X

Buscar

Belezas e atrações do Lageado Alto em Guabiruba

Em plena região turística do Vale Europeu, Lageado Alto, em Guabiruba, é um bairro colonizado por italianos. Padre Eder Claudio Celva, em obra publicada em 2008, informa que o primeiro nome dado ao local pelos imigrantes era Vallata de Lageada (Vale do Lageado), pois a região lembrava os belos vales da Itália. Para chegar lá, […]

Em plena região turística do Vale Europeu, Lageado Alto, em Guabiruba, é um bairro colonizado por italianos. Padre Eder Claudio Celva, em obra publicada em 2008, informa que o primeiro nome dado ao local pelos imigrantes era Vallata de Lageada (Vale do Lageado), pois a região lembrava os belos vales da Itália. Para chegar lá, é preciso encarar algumas subidas e várias curvas, mas o esforço vale a pena. Natureza esplendida, água em abundância, cultura, capelinhas erguidas e mantidas por moradores em agradecimento a alguma bênção recebida e estufas que remetem ao tempo em que a região vivia da exploração do fumo ainda existem ao longo do trajeto.

No Lageado Alto encontramos o Mirante Nonno Vicente Stedile, parada estratégica para descansar, contemplar as lindas montanhas e fotografar a histórica Igreja Imaculada Conceição e o Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, que preserva fotos, ferramentas de trabalho e objetos pertencentes aos antepassados italianos.

Chegando à Igreja Imaculada Conceição, pegando à esquerda, é possível chegar até as minas de ouro abandonadas, passando, no trajeto, pelo Ribeirão das Águas Cristalinas. O percurso das Trilhas das Minas Abandonadas e da Gueba integram o Caminho da Mata Atlântica, uma trilha com mais de 3 mil km no Brasil que liga o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Descoberta como atrativo turístico somente por volta do ano 2016, a Trilha da Gueba leva ao Morro da Gueba, lugar que guarda um dos mais belos cenários de Guabiruba. O acesso se dá pela rua José Stedile, e se demora pelo menos uma hora de subida, a pé, para chegar ao ponto mais alto, com 880 metros de altitude. Em dias de céu aberto é possível ver o mar ao longe, além de uma boa parte da cidade. Pela trilha também é possível chegar ao bairro Planície Alta, aonde se sai defronte à Cervejaria Kiezen Ruw. A área integra o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Seguindo pela Estrada Geral do Lageado Alto, o caminho avança íngreme e sinuoso. Passa-se por estreitos pontos na estrada em que montanhas de pedra foram escavadas à mão para que os caminhões das madeireiras trafegassem. De um lado encontramos paredões de pedra e do outro, ribanceiras impressionantes. Boa parte do caminho é sombreada pela mata, percurso que propicia o encontro com o divino e conduz a reflexão.

Outro ponto de atração no bairro é a Capela de Santo Antonio, implantada no alto do Morro de Santo Antonio e no qual nevou em 2013. Ali anualmente é realizada a festa italiana mais cultural do Vale Europeu. A festa não acontece desde 2019, pois as edições de 2020, 2021 e 2022 não foram realizadas devido a pandemia da Covid-19, e agora volta com força total. A 10ª edição da Festa Italiana de Guabiruba será realizada nos dias 11 e 12 de março.

O Morro de Santo Antonio já foi conhecido como Alto Morro Garcia. A estrada velha que ligava a estrada geral à capela ainda existe e eventualmente é utilizada para procissões e para a prática do Downhill – ciclismo que consiste em descer rapidamente um percurso. Para quem quiser continuar o trajeto a pé, depois de várias horas de dura caminhada é possível chegar ao pico do Morro do Carneiro Branco, 940 metros acima do nível do mar.

Outro lugar incrível no Lageado Alto é a Lagoa Azul, que se acessa pelas imediações do já fechado Restaurante Lá nas Trutas. A trilha que leva à lagoa se dá, em boa parte, dentro do Ribeirão das Águas Cristalinas e exige razoável condicionamento físico. Apesar de estar sinalizada, recomenda-se só fazer a trilha acompanhado de um guia que conheça a região. Com poços de água transparente e várias quedas d’água, a Lagoa Azul tem esse nome por estar “sempre azul”. A vista é ainda mais linda quando o sol ilumina a água, intensificando o azul cristalino da linda lagoa natural.