Brusque 162 anos e nossos representantes políticos
Neste 4 de agosto nossa Brusque completou 162 anos. De colônia modesta fundada por imigrantes alemães, hoje é uma cidade rica e pujante, onde a indústria se destaca como a principal eixo econômico. No entanto, é uma cidade políticamente dividida que não têm conseguido eleger representantes politicos locais para a Assembleia Legislativa e para a […]
Neste 4 de agosto nossa Brusque completou 162 anos. De colônia modesta fundada por imigrantes alemães, hoje é uma cidade rica e pujante, onde a indústria se destaca como a principal eixo econômico. No entanto, é uma cidade políticamente dividida que não têm conseguido eleger representantes politicos locais para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados.
Com uma população estimada de 140 mil habitantes, Brusque conta com cerca de 95 mil eleitores com situação eleitoral regularizada para a eleição majoritária de 2022. Este ano, escolheremos os deputados estaduais e federais, senador, o governador e o presidente da República.
A cada quatro anos, novos deputados estaduais são eleitos pelo povo. A Assembleia Legislativa, composta por 40 deputados, tem como incumbência constitucional elaborar as leis de âmbito estadual, fiscalizar os outros poderes e outros órgãos constitucionais sobre matérias relacionadas ao âmbito do Estado. Os deputados estaduais devem nos representar em sentido mais amplo enquanto Sociedade, procurando ouvir, conhecer, identificar os problemas sociais, e acompanhar mais de perto a realidade das comunidades que representa, trazendo esses temas à agenda pública.
Os 513 integrantes da Câmara dos Deputados, dos quais 16 são de Santa Catarina, também são eleitos a cada quatro anos. O deputado federal pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. Cabe a eles discutir e votar medidas provisórias, editadas pelo governo federal. Juntamente com os senadores, compete à Câmara dos Deputados discutir e votar o orçamento da União, assim como fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos. Entre as prerrogativas do cargo, consta o direito de não ser preso, a não ser em flagrante de crime inafiançável. Deputados e senadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos.
O Senado possui 81 senadores, sendo 3 representantes de cada Estado e do Distrito Federal. Os senadores exercem seus cargos para mandatos de oito anos, sendo que em uma eleição são renovados um terço das cadeiras e na eleição subsequente dois terços delas. O senador pode propor novas leis, normas e alterações na Constituição. Mas, além dessas funções, o Senado é uma câmara revisora, já que tem a prerrogativa de avaliar e rever as propostas e projetos que já foram votados na Câmara dos Deputados.
Como descrito, deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente, desempenham um papel muito importante enquanto representantes do povo, são cargos que exigem qualificação, educação formal, conhecimento e vivência social. Eles são eleitos por nós e nos representam enquanto sociedade. Não são cargos que devam ser ocupados por qualquer um.
E quanto mais próximo o cargo está da “nossa casa”, mais devemos nos preocupar com o representante que elegemos. Na história recente, não temos conseguido eleger representantes de Brusque, por excesso de candidatos, e isso tem nos prejudicado enquanto sociedade. Ou seja, candidatos demais, e nenhum eleito depois. É preciso fazer contas: com quase 95 mil eleitores, com estratégia, alinhamento de propósitos e sabedoria, conseguiríamos eleger no mínimo dois deputados estaduais e um deputado federal. No caso concreto, é fortemente recomendável que os eleitores foquem o voto em poucos candidatos, que sejam daqui, e eleger ou reeleger um governador competente para Santa Catarina, pois é aqui que nós vivemos. Salve Brusque Imortal!