Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

De Parque Nacional para Floresta Nacional da Serra do Itajaí

Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

De Parque Nacional para Floresta Nacional da Serra do Itajaí

Rosemari Glatz

Recentemente, publiquei, nesta coluna, alguns artigos sobre o Parque Nacional da Serra do Itajaí, apontando que era um assunto que deveria ser discutido. Agora, tive a feliz notícia de que tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1797/22 que, se aprovado, transforma o Parque – que alcança os Municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos -, em Floresta Nacional, passando a pertencer a categoria do grupo das Unidades de Uso Sustentável e permitindo a existência de propriedades particulares no interior da unidade, desde que o uso seja compatível com o manejo e com a conservação.

Criado por Decreto Federal em 2004, o Parque Nacional da Serra do Itajaí é considerado uma Unidade de Proteção Integral, com regras e normas restritivas que admitem apenas o uso indireto dos recursos naturais -, encampa uma parcela representativa do bioma da Floresta Atlântica e é a segunda maior Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal do bioma no sul do Brasil.

 Como “Floresta Nacional”, a área passa a constituir o grupo das Unidades de Uso Sustentável do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, conforme previsto na Lei 9.985/00. O uso da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários torna-se possível, desde que a utilização não comprometa a preservação da cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, da fauna e da flora associadas, e da paisagem, conforme o disposto no Plano de Manejo da Floresta Nacional.

O Projeto de Lei 1797/22 é de autoria do Deputado Darci de Matos, do PSD/SC, e tramita em caráter conclusivo. Será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, os 57.374 hectares do atual Parque passam à categoria de Floresta Nacional tendo como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas, preservando a cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, bem como a paisagem formada pelos elementos naturais e culturais tradicionais.

Na justificativa do projeto de lei, o Deputado proponente destaca que a aprovação do projeto possibilitará, através das ações governamentais previstas e acordadas para a região, o estabelecimento de um modelo de ocupação sustentável e compatível dos recursos florestais. E que a mudança de categoria de “Parque” para “Floresta Nacional” é considerada uma oportunidade ímpar para acabar com os conflitos na área, uma vez que a categoria de Floresta Nacional permite a existência de propriedades particulares no interior da unidade, desde que o seu uso seja compatível com o Plano de Manejo da unidade de conservação.

A justificativa informa, ainda, que o projeto conta com o apoio e a participação de representantes dos Poderes Executivos Federal, Estadual e Municipais, e também com o apoio da Associação de Moradores dos municípios integrantes da Serra do Itajaí. Que a voz do povo seja ouvida, e que o Parque Nacional realmente seja transformado em Floresta Nacional da Serra do Itajaí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo