X
X

Buscar

Missão Internacional Alemanha e Parceria pelo Clima

Entre os dias 16 e 27 de junho integrei a comitiva brusquense que esteve no Distrito de Karlsruhe, estado federado de Baden-Württemberg, na Alemanha, numa verdadeira imersão em questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. O convite, assinado pelo governador distrital, Christoph Schnaudigel, me havia sido entregue pelo secretário de Finanças e Investimentos do Distrito […]

Entre os dias 16 e 27 de junho integrei a comitiva brusquense que esteve no Distrito de Karlsruhe, estado federado de Baden-Württemberg, na Alemanha, numa verdadeira imersão em questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

O convite, assinado pelo governador distrital, Christoph Schnaudigel, me havia sido entregue pelo secretário de Finanças e Investimentos do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, quando a comitiva alemã esteve na Unifebe em fevereiro deste ano. Minha principal missão nesta viagem foi fortalecer nossas relações com a Alemanha, em especial, no que se refere ao intercâmbio de estudantes e de professores, troca de conhecimento e pesquisas conjuntas. Durante a missão, conhecemos algumas das ações sustentáveis que são desenvolvidas naquele país, com foco em energia, clima e mobilidade urbana. Entre outras, conhecemos as cidades de Bretten e Bruchsal.

A parceria existente entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe é fruto de relações de amizades entre famílias do norte de Baden e descendentes de imigrantes originários de Baden que vieram para Santa Catarina na década de 1860. Em maio de 2011, a relação de amizade entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque foi oficializada pela assinatura de uma parceria que tinha como pilares iniciais a troca de experiência das administrações municipais, o intercâmbio de estudantes e aspectos culturais. Em 2012, a parceria foi ampliada, passando a contemplar temas como meio ambiente e economia, inseridos no projeto climático internacional chamado de “Parcerias pelo Clima”.

Na Alemanha, cidades ou municípios menores são partes de um distrito administrativo. Cidades maiores, de porte semelhante, são chamadas de “Stadt” (cidade). Menores, são chamadas de “Gemeinde” (município). E cidades de maior porte possuem administração autônoma da administração do Distrito. São chamadas de “Kreisfreie Städte” (cidades independentes).

Ficamos hospedados em Karlsruhe que, dado o seu porte, é uma cidade independente e capital do Distrito de Karlsruhe. A Universidade de Karlsruhe (Karlsruher Institut für Technologie – KIT, uma universidade técnica estatal) foi a primeira universidade tecnológica daquele país, e a Unifebe tem parceria com ela.

Nove cidades integram a região administrativa do Distrito de Karlsruhe: Bretten; Bruchsal; Ettlingen; Kraichtal/ Östringen; Philippsburg; Rheinstetten; Stutensee e Waghäusel. Várias destas cidades são sedes de escolas de ensino médio, que são de responsabilidade do Distrito de Karlsruhe. O Colégio Unifebe possui parceria de intercâmbio estudantil com as escolas de ensino médio das cidades de Bretten e de Bruchsal.

Vinte e três municípios integram a administração do Distrito de Karlsruhe: Bad Schönborn; Dettenheim; Eggenstein-Leopoldshafen; Forst (Bruchsal – área rural); Gondelsheim; Graben-Neudorf; Hambrücken; Karlsbad (Baden – área rural); Karlsdorf-Neuthard; Kronau; Kürnbach; Linkenheim-Hochstetten; Malsch (área rural de Karlsruhe); Marxzell; Oberderdingen; Oberhausen-Rheinhausen; Pfinztal; Sulzfeld; Ubstadt-Weiher; Waldbronn; Walzbachtal; Weingarten (área rural de Baden), e Zaisenhausen. É comum pequenos municípios compartilharem apenas uma administração municipal, a exemplo de Karlsdorf, cidade coirmã de Guabiruba, cujo prefeito, Sven Weigt, administra, de forma conjunta, os municípios de Karlsdorf e Neuthard.

Em função da parceria que temos com o Distrito de Karlsruhe, ainda neste mês de julho sete estudantes e uma professora do Ensino Médio do Colégio Unifebe estarão realizando intercâmbio estudantil e cultural na Alemanha com estudantes de Bretten e de Bruchsal. Dois estudantes e uma professora de Guabiruba também participam do intercâmbio. E, em outubro de 2023, será a vez dos estudantes e professores escolas de Bretten e de Bruchsal virem.