Missão Internacional Itália: parcerias educacionais bem-sucedidas
Na qualidade de Reitora do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, e de Presidente da Fundação Educacional de Brusque (Febe), estive na Itália entre os dias 9 e 19 de março de 2023 integrando uma comitiva de autoridades. Organizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita, de Laguna, terra natal de Anita Garibaldi, e liderada […]
Na qualidade de Reitora do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, e de Presidente da Fundação Educacional de Brusque (Febe), estive na Itália entre os dias 9 e 19 de março de 2023 integrando uma comitiva de autoridades. Organizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi – CulturAnita, de Laguna, terra natal de Anita Garibaldi, e liderada por Adílcio Cadorin, a comitiva foi composta por prefeitos, vereadores, gestores da área de cultura, pelas Guardiãs de Anita, e pela diretoria do CulturAnita. A Unifebe foi a única instituição de ensino a participar da Missão.
Integrei a comitiva com o claro objetivo de prospectar e firmar termos de cooperação para intercâmbio de estudantes e de professores do Colégio Unifebe, e para intercâmbio acadêmico e docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unifebe com instituições de ensino da Itália. Tais ações foram planejadas e viabilizadas por intermédio do CulturAnita, a quem somos gratos. A viagem também serviu para o desenvolvimento de pesquisas científicas e históricas acerca de Anita Garibaldi e de sua trajetória em Santa Catarina e na Itália.
Durante minha estada na cidade de Rieti, localizada no centro da Itália, firmei um termo de cooperação com o Instituto Profissional de Gastronomia e Hospedagem, Alberghiero Costaggini, para que estudantes e professores do Ensino Médio do Colégio Unifebe realizem intercâmbio estudantil e cultural na Itália. O termo de cooperação foi firmado por mim e pela dirigente escolástica do Instituto, Alessandra Onofre. Na ocasião, além de conversar pessoalmente com a gestão do Instituto sobre o intercâmbio, tive a oportunidade de conhecer a estrutura física e os laboratórios da escola onde os nossos estudantes estarão participando do intercâmbio estudantil. O projeto inicial a ser desenvolvido chama-se InterculturaLove.
A primeira etapa do projeto InterculturaLove terá início no segundo semestre de 2023, quando o Colégio Unifebe receberá dois estudantes e um professor italiano. Durante o período, os intercambistas compartilharão conhecimentos e ensinarão sobre a culinária italiana, e os nossos estudantes compartilharão conhecimentos e também sobre a culinária da nossa região. Além do intercâmbio estudantil, os estudantes vivenciarão um intercâmbio cultural, já que ficarão hospedados na casa dos estudantes do Colégio Unifebe.
Em contrapartida, em data a ser definida, dois alunos e um professor do Colégio Unifebe também terão a oportunidade de vivenciar o intercâmbio em Rieti, onde permanecerão por cerca de dez dias hospedados no Instituto Alberghiero Costaggini. No mesmo período, o Instituto também receberá intercambistas do Japão e Marrocos para o Workshop Internacional InterculturaLove, tendo como tema as culinárias dos continentes americano, europeu, asiático e africano. Para participar do intercâmbio, o domínio da língua inglesa é imprescindível.
Além de assinar o termo de cooperação com o Instituto Alberghiero Costaggini, tive a oportunidade de prospectar intercâmbios acadêmicos para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unifebe com instituições de ensino da Itália.
Visitei o Polo Universitário de Rieti, e a Universidade de Bologna, campus Cesena. Em ambos, tive a oportunidade de conhecer as instalações e conversar com os gestores. Além disso, o município de Ravena e a República de San Marino sinalizaram interesse em firmar parceria para mobilidade de alunos com a Unifebe. Foram dias intensos, uma verdadeira imersão que teve os objetivos plenamente alcançados.