Unifebe: uma casa de conhecimento, de sabedoria e de amor
Na noite do último dia 10 de abril, o ensino de Brusque e região viveu mais um momento memorável da sua história. No ano em que a Instituição festeja cinquenta anos de fundação, a professora Rosemari Glatz e o professor Sergio Rubens Fantini assumiram um novo mandato à frente da Unifebe para um período de quatro anos (2023-2027). A cerimônia de posse da reitoria do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e da presidência da Fundação Educacional de Brusque (Febe), mantenedora da Unifebe e do Colégio Unifebe, foi realizada no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (CESCB). A professora Rosemari assumiu a reitoria e a presidência, e o professor Fantini assumiu a vice-reitoria da Unifebe e a vice-presidência da Febe, numa solenidade muito prestigiada por autoridades políticas e acadêmicas, civis e militares, representantes de entidades de classe, familiares, professores, colaboradores, estudantes, e comunidade regional.
A história da Unifebe começa em 1973, quando foi criada, por lei, a Fundação Educacional de Brusque (Febe), Mantenedora da Unifebe e do Colégio Unifebe. Iniciava, ali, a realização de um sonho da comunidade brusquense e da região: a concretização de uma instituição de ensino superior na cidade, uma instituição para chamar de nossa. Sem fins lucrativos. Sem dono. Comunitária.
A trajetória da Instituição foi marcada por muitos desafios, mas também, de muito crescimento. Continuamente, a instituição foca seus esforços nos estudantes, nos professores e nos funcionários técnicos administrativos, assim como na comunidade. E sempre com um claro objetivo: que a Unifebe esteja cada vez mais próxima da comunidade, com educação de excelência, e comprometida com o desenvolvimento regional.
Em termos físicos, a Unifebe tem crescido muito ao longo do tempo, pois entende que a infraestrutura é parte fundamental do ambiente acadêmico e tem um papel crucial no sucesso dos alunos e na qualidade da educação que oferece. Nos últimos quatro anos, a Instituição alcançou o equilíbrio econômico-financeiro e fez diversos investimentos em infraestrutura, com destaques para a construção do Bloco da Saúde, a parte externa do Complexo Esportivo, laboratórios e áreas de atendimento ao aluno e ao docente. No âmbito pedagógico, inovou. Novos cursos foram abertos e todos os cursos foram atualizados para as contemporâneas necessidades do mercado, e com isso o número de alunos de graduação cresceu 30%.
E a Instituição não para por aqui, pois novos cursos estão projetados e investimentos estruturais já estão em fase de projeto, a exemplo da edificação do ginásio polivalente que vai integrar o Complexo Esportivo, a continuidade de urbanização do campus e os novos acessos da Unifebe. Um anfiteatro e espaço de convivência para os funcionários são projetos de médio prazo. As obras de ampliação do Bloco F (Bloco da Saúde) iniciaram e, até o começo de 2024, a Unifebe contará com mais de 3.500 m² de área construída para abrigar novas salas de aula e espaços de bem-estar para os alunos.
A Unifebe é uma instituição de Ensino Fundamental, Médio e Superior que, hoje, inspira admiração e respeito. Seu legado é inegável, e sua contribuição para a nossa região, para o estado e para o Brasil é imensurável. Um local onde mentes brilhantes trabalham juntas para solucionar grandes desafios da vida. É uma casa de conhecimento, de sabedoria e de amor, que realiza sonhos. Um lugar onde as diferenças são respeitadas e cada pessoa é valorizada pelo que tem de melhor. E continuará sendo um lugar de transformação, de inspiração e de esperança para as gerações futuras. Afinal, a UNIFEBE é nossa, é daqui.