Brusque é conhecida pelo chamado “turismo de compras” que já assume parte da economia local movimentando hotéis, restaurantes, lanchonetes e outras prestadoras de serviço. Mas a região tem potencial para muito mais. Então, por que não desenvolver um projeto que traga novas fontes de recursos para Brusque e região?
Foi motivado por novas oportunidades de empreender que o curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE desencadeou, em 2014, o projeto “Rotas do Itajaí: Aprendendo com as melhores experiências em Turismo”, com o objetivo identificar, observar e analisar, em destinos nacionalmente reconhecidos, boas práticas cujos os modelos possam ser adaptados à cultura e as peculiaridades da nossa região. Como ferramenta de trabalho, o Rotas do Itajaí tem promovido viagens de estudo de estratégias e de produtos turísticos em organizações e regiões que são referência no país.
A primeira viagem de estudos foi realizada em novembro de 2014 para a Serra Gaúcha, considerado destino adequado para o início dos trabalhos pois apresenta características similares a região de Brusque, especialmente no que se refere a colonização, cultura, belezas naturais e perfil empreendedor.
A segunda viagem ocorreu em junho de 2015 e teve como destino Petrópolis e Rio de Janeiro, duas cidades que vivem o turismo e possuem múltiplas experiências bem-sucedidas que servem como inspiração para impulsionar negócios na área .
Como a região não possui cursos voltados para a qualificação nesta área, o Rotas do Itajaí tem como objetivo suprir esta lacuna estimulando a sociedade para o negócio turismo. Apesar do projeto ter apenas um ano, já é possível constatar que acadêmicos e egressos da UNIFEBE, começam a despertar para a oportunidade de incrementar a qualidade da oferta e a melhoria nas práticas voltadas ao turismo. A comunidade também vem reconhecendo o trabalho, como se constata nos convites que o Rotas do Itajaí tem recebido para participar da avaliação de potenciais roteiros turísticos nos municípios de Botuverá e Guabiruba.
Sabe-se que o caminho para a mudança passa, necessariamente, pela educação. Por isso, os custos da viagem são tratados como investimento e não como despesas. Como a UNIFEBE é uma instituição comunitária, para que as viagens de estudo sejam viabilizadas o projeto têm contado com o apoio de entidades tais como o Diretório Central dos Estudantes, ACIBr, e de empresas e pessoas físicas que acreditam que a mudança passa pela educação e que a proposta vai trazer novas oportunidades de investimento a médio e longo prazo.
Na visão de alguns participantes, cada cidade pesquisada, cada palestra, cada ponto turístico, cada empreendimento visitado proporciona crescimento pessoal. Acadêmicos, egressos e membros da comunidade que participam das edições do Rotas do Itajaí vivenciam intensamente cada etapa da viagem, cuidadosamente planejada. Cada ponto de parada representa uma oportunidade de aprendizado. Cada visual, uma imagem marcada na memória. Nada é por acaso, nada é em vão.
Os participantes do projeto viajam para estudar o turismo, e não para fazer turismo. E é dentro deste conceito que os participantes partem para a terceira viagem de estudos. Saindo de Brusque dia 3 e retornando dia 6 de dezembro, o grupo do Rotas do Itajaí estará conhecendo a região de Foz do Iguaçu com o objetivo de aprender com as boas práticas e identificar oportunidades de investimento. As malas já estão prontas…e você pode acompanhar a viagem acessando este blog e também no blog rotasdoitajai.