X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

6 formas de como a indústria têxtil pode ser sustentável

A RVB Malhas cresceu adotando medidas sustentáveis e reafirmando seu compromisso com a preservação do planeta

O setor têxtil é marca registrada de Brusque, município que tem os teares até mesmo em seu hino. Com força socioeconômica evidente em âmbito nacional, a indústria têxtil viabiliza milhões de empregos diretos, sendo o Brasil um dos maiores produtores têxteis do mundo. Esta potência, no entanto, precisa ser tratada com responsabilidade e gestão de excelência, já que a quantidade de água utilizada na produção é imensa e o descarte errado dos efluentespode causar verdadeiros desastres ambientais.

Especializada em malharia circular, desde 1991, a RVB atua em todo o mercado nacional e em países da América do Sul e Estados Unidos.
A preocupação com sustentabilidade é um dos pilares da empresa, que respeita e cumpre normas ambientais. São várias políticas praticadas, entre eles o tratamento correto dos resíduos e a otimização da produção com olhar ecológico, conforme explica o diretor industrial Vitor Benvenutti:
“Nós adotamos diversas práticas antes mesmo da conscientização coletiva em torno da responsabilidade socioambiental da indústria têxtil. Crescemos muito neste cenário, adotando métodos que, além de otimizar produção, o ambiente de trabalho e renda, traz benefícios para todos, afinal, o meio ambiente nos afeta. Para nós, ter esse cuidado sempre foi natural, espontâneo.”

Tornar a produção cada vez mais sustentável e com produtos ecológicos de qualidade faz a RVB ser parceira das principais marcas do mercado nacional. Clientes como Adidas, Puma e magazines como as Lojas Renner e C&A  também possuem metas para adequação dos seus produtos às exigências dos seus novos consumidores, cada vez mais conscientes e preocupados com a fabricação das suas roupas.

Conheça algumas boas práticas adotadas pela RVB:

1. Empresa certificada BCI –
Better Cotton Initiative

Com exceção do algodão desfibrado, todo o algodão nacional utilizado nos produtos da RVB levam o selo BCI. O selo garante que o cultivo do algodão é baseado em princípios que garantem as boas práticas agrícolas. As auditorias são feitas por safra e cumprem 179 itens de oito critérios específicos.

2. Certificação OEKO-Tex

A RVB comprova que todos os seus produtos não possuem químicos nocivos ou prejudiciais à saúde de seus consumidores e colaboradores. A certificação é realizada anualmente.

3. Produtos provenientes da reciclagem de garrafas PET

Malhas feitas com fio de poliéster reciclado podem ser utilizados em peças casuais ou com tecnologia DRY, ideal para práticas esportivas.
Em resumo, a produção de 1 camiseta com estas malhas significa a
diminuição de pelo menos 2 garrafas PET no meio ambiente.

4. Reciclagem de algodão

O fio utilizado na confecção destas malhas é proveniente de retalhos de malha de algodão que são recolhidos em confecções. Os produtos feitos com algodão reciclado possuem aparência rústica e natural.

5. Aproveitamento de calor no processo produtivo

A RVB utiliza o calor dos gases do aquecedor de óleo térmico para secar o lodo proveniente do tratamento de água antes de enviar para aterro. Desta forma, o volume de resíduos que são descartados no aterro industrial é reduzido em 80%.
O calor da água que sai da tinturaria é usado para o aquecimento da água que entra no processo, proveniente de estação de tratamento própria.
Esse reaproveitamento de calor gera uma grande economia de energia para a empresa.

6. Estamparia digital

Diferente da estamparia rotativa convencional, o processo digital é prático, econômico e sustentável, pois utiliza menos água e menos corante, além de possibilitar maior variedade de cores e melhor definição de imagem das estampas.

Rua Abraão de Souza e Silva, 750 – Bateas

Brusque/SC

(47) 3211-6666