Safra de milho em Botuverá e Guabiruba tem crescimento de cerca de 50% em 2017
Tempo favorável foi o principal fator para o bom resultado da colheita nos municípios
Tempo favorável foi o principal fator para o bom resultado da colheita nos municípios
Botuverá e Guabiruba colheram juntas, neste ano, cerca de 14 mil sacas de milho. O resultado da safra foi comemorado pelo agricultores de ambos os municípios, já que a produção foi quase 50% superior a 2016.
A colheita começou em meados de janeiro nas cidades, e é utilizada basicamente para o trato dos animais. Há cerca de meia década que a safra não era tão boa como foi em 2017, segundo a análise dos secretários de Agricultura de Botuverá e Guabiruba.
“Foi bem melhor esse ano do que em 2016. Ano passado foi precário. Está no fim da safra e já colhemos cerca de 7 mil sacas – 50% a mais do que em 2016”, diz Moacir Jose Boos, secretário da pasta em Guabiruba.
Em Botuverá, onde 90% da colheita já foi finalizada, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Francisco Colombi, afirma que foi a melhor safra dos cinco últimos anos.
“Foi uma ótima safra. Colhemos 40% a mais do que o ano passado. O resultado foi positivo porque diferentemente de 2016, que choveu muito e prejudicou a lavoura, em 2017 o tempo colaborou”.