Saiba como diminuir risco de contaminação pela Covid-19 durante festas de fim de ano
Orientação principal é não se reunir em grupos grandes de pessoas
As festas de Natal e Ano Novo se aproximam, mas, neste ano, com uma preocupação a mais por causa da Covid-19. A aglomeração para festas com pessoas vindo de diferentes cidades pode facilitar a transmissão do vírus. Por isso, são necessárias medidas para diminuir o risco de contaminação e não transformar um momento de celebração em um problema futuro.
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, pede para que as reuniões sejam em grupos menores que o habitual, com pessoas já próximas do convívio.
“A Covid-19 não vai deixar a gente sossegado só por causa das festas. Não podemos colocar a perder o isolamento que a gente vem fazendo, principalmente dos idosos”, destaca.
Fornari acredita que muitas pessoas vão acabar descumprindo as orientações e se reunindo em grupos maiores. Nesses casos, ele orienta que as confraternizações sejam feitas em lugares maiores, como em garagens, para que as pessoas não fiquem sem distanciamento dentro de cômodos ou sentadas lado a lado em sofás.
Alerta para os cumprimentos
Outra preocupação é em relação aos apertos de mãos e abraços. A orientação do secretário é que se evite abraços, principalmente aos idosos.
“Que esse abraço possa ser protelado e deixado para depois que tivermos a vacina. Com certeza, essa ação agora pode transmitir a Covid”.
Caso acabem se cumprimentando com abraços, beijos no rosto e apertos de mão, Fornari orienta que as pessoas façam o uso do álcool gel para higienização. Também que evitem levar o dedo ao nariz, boca e olho, locais mais comuns para a contaminação.
“Não tem muito como escapar das festas, proibir. No mínimo, porém, é importante proteger os grupos de risco”.
Ações de fiscalização
Durante o período de festas, a fiscalização para aglomerações vai continuar. Fornari reforça que as equipes não vão coibir reuniões de família, mas que a rede de cuidados será ampliada.
“Vamos divulgar na imprensa e fiscalizar para evitar aglomerações em salão de festas, ambientes de clubes, bares e pubs. Festas com várias famílias, que reúnam vizinhos (fora do ambiente das casas) não serão permitidos”.
O secretário diz que os casos estão caindo nos últimos dias, inclusive com a diminuição da procura no Centro de Triagem, se comparado às últimas semanas. Fornari espera que essa tendência de queda continue para que o índice de transmissão durante as festas de fim de ano já esteja mais controlado.