Saiba como está Brusque para a disputa dos Parajasc 2019
Município já conquistou mais de 10 medalhas; em 2018, terminou no quarto lugar geral
Município já conquistou mais de 10 medalhas; em 2018, terminou no quarto lugar geral
Brusque participa com cerca de 60 atletas em 15 modalidades nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que estão sendo realizados desde segunda-feira, 14, em Caçador, no Oeste Catarinense.
A equipe de natação, formada por oito competidores, já teve competições realizadas em 2 e 3 de agosto, em Indaial, e conquistou o terceiro lugar nos naipes masculino e feminino, no segmento de deficientes intelectuais (DI). Foram uma medalha de ouro, duas de prata e sete de bronze no masculino, e três medalhas de ouro no feminino, com a nadadora Andreia Visnheski.
As modalidades estão divididas em quatro segmentos: deficiência auditiva (DA), deficiência física (DF), deficiência intelectual (DI) e deficiência visual (DV). O coordenador de esportes de rendimento da Fundação Municipal de Esportes, Rosnei Scherer, indica as equipes de basquete DI e futsal DA, atuais campeãs, como favoritas à conquista de pódios.
“Outra modalidade que sempre trouxe medalhas foi o xadrez para deficientes visuais. O tênis de mesa DI também sempre tem bons resultados. Fomos os vice campeões do basquete em cadeira de rodas na edição passada”, lembra.
O técnico da equipe de basquete sobre cadeira de rodas, Gustavo Caetano, explica que as expectativas para 2019 não são de briga por título. A princípio, o time deveria disputar as primeiras posições, e foi o vice-campeão em 2018. “Como neste ano os Parajasc estão mais longos, estamos utilizando um time misto, quase reserva, que vai ganhar experiência. Muitos dos atletas acabaram não sendo liberados de seus trabalhos por causa do calendário mais extenso.”
Brusque participa dos torneios com as seguintes modalidades:
Ouro
Deine Saul Dreia Silvério (50m costas, S16)
Andreia Visnheski (50m livre, 50m peito, 150m medley, S14)
Prata
Rafael da Silva Moreira (50m medley, S14)
Deine Saul Dreia Silvério (100m costas, S16)
Bronze
William da Silva Bueno (50m livre, 50m peito, 50m medley, 50m costas, 50m borboleta, S14)
Edson José Boiago Lenk (100m costas, S16)
Rafael da Silva Moreira (100m peito, S14)
S14: deficiência mental
S16: síndrome de Down
Na edição anterior dos Parajasc, Brusque ficou com o quarto lugar geral, com 12 pontos. Foram três troféus de ouro, quatro de prata e três de bronze, totalizando 11 medalhas de ouro, 11 medalhas de prata e cinco medalhas de bronze.