Saiba como está a fila para consultas odontológicas pelo SUS em Brusque
Nos primeiros dois meses deste ano, foram mais de 5,3 mil consultas realizadas na cidade
Nos primeiros dois meses deste ano, foram mais de 5,3 mil consultas realizadas na cidade
Entre janeiro e fevereiro deste ano, já foram realizadas 5.342 consultas odontológicas agendadas e 934 consultas de urgência dentro do programa de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Brusque.
As informações foram enviadas à Câmara de Vereadores por Edson Luiz Estevão Filho, coordenador municipal de saúde bucal, em resposta aos questionamentos do vereador Jean Dalmolin.
De acordo com ele, a fila de espera para consultas nas especialidades odontológicas atualmente é de 89 pessoas.
Destas, 64 aguardam na fila para prótese dentária e outras 25 pessoas esperam na especialidade de cirurgia bucomaxilofacial.
Já nas especialidades de diagnóstico bucal, disfunção temporomandibular (DTM), endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, periodontia (tratamento de gengivas) e de pacientes com necessidades especiais, a fila é zero.
Diariamente, de acordo com Edson, são realizadas, em média, entre 280 a 350 consultas odontológicas agendadas, além das urgências, que variam dia a dia.
As 27 unidades básicas de saúde de Brusque tem atendimento odontológico. Além das equipes de saúde bucal nos postos de saúde, existe ainda o pronto atendimento odontológico, para urgências, e o Centro de Especialidades Odontológicas, ambos funcionam na Policlínica.
Nas unidades de saúde, o agendamento das consultas é feito toda sexta-feira. O início do tratamento, geralmente, acontece na semana seguinte ao agendamento. “O tempo de espera do agendamento até a consulta inicial é inferior a uma semana”, destaca Edson.
O coordenador do programa de saúde bucal explica que o total de vagas disponibilizadas para cada equipe, é equivalente aos tratamentos concluídos na semana anterior.
Já o tempo de espera para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas varia entre dois dias até duas semanas, dependendo da especialidade.
– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque