Saiba como está a mobilização das prefeituras para a construção do novo acesso entre Brusque e Guabiruba
Licitação para nova ponte em Brusque está em andamento; Guabiruba anuncia nova rótula
Licitação para nova ponte em Brusque está em andamento; Guabiruba anuncia nova rótula
A recente compra do terreno da família Valentim Leoni no início da rua Guabiruba Sul, pela Prefeitura de Guabiruba, é um dos novos passos para a construção do novo acesso a Brusque. O objetivo é a construção de uma rótula para viabilizar o trânsito da nova ligação pela localidade Varginha.
De acordo com a prefeitura, o valor da aquisição é de R$ 255 mil, sendo parcelado em duas vezes com recursos próprios do município. Zirke ressalta que a execução da rótula deve iniciar em setembro de 2022, em virtude de um contrato de locação no local.
“Após setembro, com o fim do contrato, a casa será demolida. Mesmo que a rua não saia, a rótula vai sair”, diz. No outro lado da rua Guabiruba Sul será construída uma praça via parceria público privada com a Tinturaria Willrich.
Além disso, Zirke conta que nos próximos dias será iniciado um levantamento de topografia do local do novo acesso, na região das ruas Evaldo Fischer e Nicolau Schaefer. Os resultados devem ser compartilhados com o Executivo brusquense. “Mas, também, o novo acesso depende da mobilização da Prefeitura de Brusque, que deve avançar obras no município”, conta.
Neste sentido, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, aponta que a licitação para a construção da ponte que ligará as comunidades do Jardim Maluche e Rio Branco/Guarani foi aberta em 17 de março. Essa estrutura será necessária para fazer a ligação entre as cidades.
“Abrimos a primeira proposta da ponte e está sob recurso. Apareceram três empresas que apresentaram proposta. É o prazo recursal e deve demorar em torno de 15 dias para que a gente possa decidir o vencedor, pode demorar um pouco mais”, ressalta Ari.
Esta obra, segundo a prefeitura, também será o ponto inicial do complexo da futura Beira-Rio Dom Joaquim e terá recursos estimados em R$ 15 milhões. O prefeito de Brusque explica que, após o recurso julgado, a prefeitura deve ter a empresa vencedora.
“Aí vai para a Caixa e leva uns 30 dias para homologar, se não tiver uma ação judicial. Em uns 45 dias deveremos anunciar a vencedora, que deverá fazer o canteiro de obras. A partir disso começamos a discutir com Guabiruba a possibilidade de criar esse novo acesso pela Varginha”, aponta.
Conforme Ari, a expectativa é iniciar a obra da ponte em julho. “A minha vontade é acabar esse processo burocrático no primeiro semestre, para que no segundo semestre tenhamos a obra. Tendo a empresa vencedora e iniciando a obra, me disponho a continuar a discussão do acesso pela Varginha. Quero ver essa obra iniciar”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: