Saiba como está o andamento dos projetos de macrodrenagem em Brusque
Obras serão realizadas nas bacias Primeiro de Maio e Felipe Schmidt
A Secretaria de Infraestrutura Estratégica atualizou a situação dos projetos do PAC macrodrenagem na Bacia 1º de Maio e Bacia Felipe Schmidt. Em entrevista com a secretária Andrea Volkmann, ela informou ao jornal O Município que no momento não há previsão de valores para as obras.
Ela explica que atualmente é realizada a elaboração do projeto da Bacia Primeiro de Maio. “Até o momento só temos a proposta do túnel liner. Temos algumas situações que precisamos fazer levantamento topográfico e já chamamos a empresa para trazer o material e darmos continuidade”.
De acordo com a secretária, o projeto ainda está em fase de elaboração e não há previsão para finalização. “Como fizemos uma licitação de topografia, esta empresa já veio para fazer esses trabalhos e nos entregar”, salienta.
O projeto de macrodrenagem passará pela avenida Primeiro de Maio e há possibilidade da pasta fazer deslocamentos de caixas ou canaletas. “O sistema construtivo do que foi projetado para essa rua sofrerá alterações. Nessa rua não estava previsto túnel liner, estava previsto galeria, então estamos mudando o sistema para não precisar fazer abertura da via como um todo, no mesmo sistema que estamos fazendo na rua Joaquim Zucco”, diz.
Com esse modelo de obra, o tráfego de veículos passa em meia pista e não é interrompido completamente. “Teremos problemas de desvio de trânsito sim, mas o local queremos deixar livre enquanto estiver executando a obra”, salienta.
Ela explica que o projeto original, principalmente nas áreas mais consolidadas da avenida Primeiro de Maio, tinha previsão de instalação de galerias. “Essas galerias fazem com que tenhamos que abrir a rua como um todo. Nessa questão, nesse trecho, estamos projetando o túnel liner para que haja possibilidade de execução da obra, sem abertura da vala e a gente consiga fazer a passagem de pelo menos meia pista”, diz.
A secretária ainda afirma que em função da obra, é possível que algum tipo de alteração no trânsito local ocorra. “Serão alterações pontuais em alguma área para deslocamento de trânsito enquanto estivermos executando”.
A obra começa próximo a entrada para rua dos Tiradentes e segue até perto da Sociedade Beneficente. “Estamos estudando as rotas alternativas que poderemos fazer desde a rua Nova Trento e a rua Gustavo Halfpap, além das outras que levam até o bairro Azambuja”.
Ela ainda revela que em trechos onde não há como ter rotas alternativas, a pasta decidirá se será realizada obra aberta ou fechada. A obra será custeada com recursos oriundos da União.
Bacia Felipe Schmidt
Será realizada obra de macrodrenagem na bacia das ruas João Bauer e Felipe Schmidt, localizadas no Centro. A Prefeitura de Brusque abriu um novo processo licitatório, no valor de R$ 5 milhões.
De acordo com a secretária, o processo licitatório seria aberto no dia 30 de julho. A execução da obra está prevista para oito meses.
A primeira licitação aberta, com orçamento previsto para a realização da obra de R$ 3,2 milhões foi cancelada, pois o valor não era mais compatível com a realidade de mercado. Segundo Andrea, a obra é financiada pela Caixa Econômica Federal.
Conforme divulgado anteriormente pela secretária, o projeto conta com drenagem, desde o rio Itajaí-Mirim até as imediações da rua João Bauer nas proximidades da prefeitura, com galerias em toda a extensão, para minimizar os efeitos das enxurradas.
De acordo com o prefeito Ari Vequi, será construído um novo acesso da avenida Arno Carlos Gracher – Beira Rio Margem Esquerda – até a rua João Bauer.
“Após a drenagem será realizada a pavimentação desta avenida. Na próxima semana devemos encaminhar também à Câmara de Vereadores a proposta para construção, nessa região, de uma nova ponte, que vai ligar a rodovia Antônio Heil ao centro da cidade. São obras para melhorar a mobilidade do nosso município”, completa Vequi.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube