X
X

Buscar

Saiba como está o desenvolvimento das ações do projeto 50 Parcerias pelo Clima em Brusque

Secretário de Fazenda e Gestão Estratégica William Molina comente sobre as atividades

As ações do projeto 50 Parcerias pelo Clima, em parceria com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, ainda estão em desenvolvimento em Brusque, após seis anos do início do projeto.

Em abril o prefeito Ari Vequi participou de videoconferência com Christoph Schnaudigel, chefe do distrito. Na ocasião, foram discutidas as ações que estão em desenvolvimento e o que precisa ser corrigido para dar continuidade ao trabalho. 

O secretário de Fazenda e Gestão Estratégica William Molina, explica que algumas ações deveriam ter sido concluídas em 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19 tiveram de ser adiadas. Cada iniciativa tem uma data de conclusão. 

A parceria rendeu algumas iniciativas, algumas com bons resultados e outras nem tanto. Molina diz que além do resultado, é preciso destacar o processo, que rendeu e ainda rende uma troca de conhecimento e cultura. 

“Mesmo que na prática não seja eficiente, essa troca de informações é muito importante. Foi extremamente benéfica”, diz o secretário. 

Para finalizar os projetos em andamento e prospectar novas ideias, as equipes técnicas de Brusque e da Alemanha se reunirão virtualmente uma vez por mês . 

Estações inteligentes

Brusque foi primeira cidade da América a implantar estações inteligentes, por meio da parceria com a Alemanha. O equipamento é um poste que possui iluminação, internet, sensores para monitoramento ambiental, temperatura e carregamento de veículos elétricos. 

Ele ressalta que toda pesquisa pode ter resultados positivos ou negativos. Nesse caso, concluíram que a iniciativa não atendeu a proposta em sua totalidade. Segundo o secretário, deram certo a disponibilização da internet e o carregamento de veículos elétricos. 

Segundo Molina, uma das intenções da implantação das estações era coletar dados de temperatura, umidade e qualidade do ar. Porém, a iniciativa não deu certo por conta das características do clima da cidade.

“Não teve um efeito positivo porque o equipamento fica no interior do poste e como o clima é quente, causava interferência”. Os resultados do projeto devem ser divulgados em breve. 

Células fotovoltaicas e lâmpadas de led

Na visão do secretário, uma iniciativa que deu certo foi a instalação das placas fotovoltaicas em alguns pontos da cidade, para geração de energia solar. “É um projeto que atendeu quase que na integralidade as suas propostas. A tecnologia que ofereceram é adaptável à região”. 

A instalação de luminárias de led no município também é vista de forma positiva por Molina, já que resultou em uma redução no consumo de energia, mas precisa de ajustes. “A mensuração da luminosidade proposta precisa ser aumentada, principalmente no Centro”, comenta. 

Educação ambiental

Brusque também contribuiu com o Distrito de Karlsruhe. Foi aplicado na Alemanha um modelo semelhante ao Sairinhas, projeto de educação ambiental e infantil desenvolvido no município. De acordo com Molina, os alemães estão utilizando a mesma metodologia. 

Bicicletas compartilhadas

Um projeto que até o momento não funcionou adequadamente foi o de estações de bicicletas compartilhadas, o Bbike. “Nós tivemos muito trabalho em relação a isso”, admite o secretário. 

Antes mesmo da inauguração, estrutura instalada na praça Sesquicentenário foi vandalizada. E, após o lançamento, o serviço foi desativado para que os usuários não sofressem choques

Desde então, as estações espalhadas pela cidade estão desativadas. De acordo com Molina, existe uma preocupação com relação à prestação de contas. A prefeitura precisará arcar com os custos da reposição de materiais que foram danificados porque os recursos disponíveis pelo projeto são controlados.