X
X

Buscar

Saiba como está o processo para a construção da barragem de Botuverá

Edital deve ser publicado para as empresas nos próximos 30 dias

O edital para a contratação da empresa que executará as obras da barragem de Botuverá deve ser publicado nos próximos 30 dias, de acordo com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Segundo Pedro Joel Horstmann, diretor de Operação e Expansão da Casan, atualmente são feitos ajustes no termo de referência e nos projetos, conforme orientação do setor jurídico da Companhia.

“Essa revisão serve para tornar o processo mais seguro. O procedimento está dentro do prazo previsto. E, no máximo em 30 dias, o edital deve ser publicado para que as empresas façam a cotação”, afirma.

O edital de licitação foi lançado oficialmente em 17 de março no município, em evento com a presença do governador Carlos Moisés (Republicanos). Contudo, Joel explica que, por se tratar de uma obra de engenharia complexa, na análise jurídica, foram necessárias algumas modificações. O objetivo é que, após a publicação para as empresas, o processo não sofra atrasos por uma eventual contestação.

Com um investimento de aproximadamente R$ 110 milhões, sem contar as desapropriações, a barragem de Botuverá é apontada como estratégica no que se refere à segurança do abastecimento dos municípios da região.

A capacidade da estrutura é para um volume acumulado de água de 15,7 hm³, atendendo a uma população de cerca de 1,41 milhão de habitantes. Outra função importante da barragem será atuar na contenção das cheias no Vale do Itajaí. A ordem de serviço deve ser assinada no segundo semestre e o prazo de execução da obra é de 24 meses.

Plano de Operação

Simultaneamente, a Defesa Civil de Santa Catarina trabalha no Plano de Operação da Barragem e na instalação de estações hidrológicas nos municípios de Vidal Ramos, Botuverá, Brusque e Guabiruba, além de uma estação meteorológica em Presidente Nereu.

De acordo com o secretário-chefe da Defesa Civil, David Busarello, o Plano de Operação será construído ao longo do tempo. Porém, ele aponta que já há um descritivo do documento feito, pois há a experiência de outras estruturas em operação.

“É um documento técnico e formatado, que está pronto. Ele será alterado de acordo com especificidades da barragem, como a previsão do tempo. É a técnica que vai definir o momento de fechar e abrir, isso leva em consideração a previsão de chuva. Todas essas questões são definidas de maneira técnica”, completa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube