Saiba como está planejamento para construção de nova ponte no bairro Limoeiro, em Brusque
Estrutura da ponte pênsil que caiu em 2020 e resultou na morte de motociclista permanece no local
Estrutura da ponte pênsil que caiu em 2020 e resultou na morte de motociclista permanece no local
A estrutura danificada da ponte pênsil que caiu no dia 30 de junho de 2020 no bairro Limoeiro, em Brusque, em meio ao ciclone extratropical que atingiu a cidade, ainda permanece no local. A prefeitura planeja construir uma ponte de concreto para os moradores da região.
Segundo o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, Rodrigo Cesari, a obra de construção da ponte deve ser incluída no empréstimo internacional do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que destinará recursos para Brusque.
“A ponte será construída um pouco mais para frente e não no atual local em que ela está hoje. Seria próximo à rua Abraão de Souza e Silva. Há previsão para que a obra seja incluída no financiamento do Fonplata”, afirma Rodrigo.
Em abril de 2021, o prefeito Ari Vequi (MDB) informou que foi feito um pedido de recursos para a construção da nova ponte ao governo federal. Entretanto, o pedido foi negado. “A Defesa Civil nacional não vai repassar o recurso de R$ 4 milhões”, disse Vequi na época.
Ainda não é possível precisar prazos para início da obra. Rodrigo, porém, projeta que, no início do próximo ano, a prefeitura já tenha uma programação para execução da obra. Segundo o secretário, a estrutura quebrada da ponte pênsil ainda não foi retirada por ser necessário aguardar a previsão da construção da nova ponte, conforme justifica.
Quando a ponte caiu em 2020, o motociclista Alacir Fusinato Júnior, de 28 anos, fazia a travessia da estrutura. Com o início dos fortes ventos do ciclone, a ponte rompeu e Alacir caiu na água. O corpo dele foi encontrado após quatro dias de buscas.
A família de Alacir entrou com uma ação contra a Prefeitura de Brusque. Depoimentos foram tomados durante a audiência de instrução e julgamento. O processo, que corre na Justiça local, segue para a fase final.
– Assista agora:
Conheça a história da igrejinha abandonada da Nova Itália, em Brusque, que tem árvore na torre