Saiba como está a retomada dos eventos em Brusque com o avanço da vacinação
Festas devem seguir os protocolos de saúde e decretos do governo do estado
Com o avanço da vacinação em Santa Catarina, os eventos são retomados gradativamente em Brusque e região. Apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, as festas e shows ainda não retornaram integralmente.
No momento são realizadas festas menores, que devem seguir os protocolos de saúde e decretos estabelecidos pelo governo do estado. É o que explica a decoradora e responsável pela assessoria da cerimonial de casamento da Daro Eventos, Daina Muller.
Segundo ela, o casal que decide realizar o casamento precisa assinar um termo com a empresa afirmando estar ciente das regras e se responsabilizando pelo evento. “Precisamos trabalhar, mas precisamos trabalhar com segurança”, salienta.
Ela ainda afirma que há muitos eventos organizados pela empresa que estão programados, e diversos deles já estão acontecendo. Os mais frequentes são casamentos pequenos e comunhões.
Ainda há casais que optaram por adiar a festa de casamento e nesses casos, conforme explica Daiana, é cobrado um reajuste devido aos valores dos materiais. “Eles concordam. Preferem jogar para frente e pagar o reajuste do que realizar uma festa e correr um risco”, diz. A profissional acredita que a situação no setor deve estabelecer próximo de outubro de 2022.
Cresce a procura
A organizadora da Andrade Eventos, Rosangela de Andrade diz que vários eventos que foram cancelados em 2020 devido à pandemia foram retomados neste ano. Além disso, a empresa já tem atendimentos marcados para 2022 e 2023.
Rosangela afirma que os eventos mais procurados são casamentos e aniversários. No entanto, ela também tem atendido muitos eventos de empresas como inaugurações e lançamentos de produtos.
“A maioria já está realizando seus eventos com menor número de pessoas, eventos mais intimistas. Não querem adiar mais”, pontua a organizadora.
Já para eventos maiores, como feiras abertas ao público em geral, o evento precisa estar dentro das regras exigidas pelo decreto do governo do estado. Além disso, Rosangela explica que é preciso a liberação da Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes.
“É bem complicado dizer que ficará normal. Certamente vamos ter que continuar por um bom período de tempo tomando todos os cuidados necessários que temos hoje. Esperamos que com a vacinação em toda a população até 2022, as coisas possam voltar ao novo normal”, pontua.
Calendário de eventos na cidade
Ivan Jasper, diretor-geral de Turismo de Brusque, explica que há alguns eventos sendo planejados para os próximos meses. Ele diz que nos próximos dias a organização deve se reunir para debater uma ação que pode acontecer em setembro, que seria uma espécie de grande bazar que acontecerá no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Para outubro, conforme o avanço ou retrocesso da pandemia e dos decretos, ele comenta que é planejado realizar um evento cultural germânico no pavilhão da Fenarreco. “Seria um evento de gastronomia, mas nada que a prefeitura vai fazer. Seriam eventos de terceiros. Como não vamos fazer a Fenarreco, recebemos empresas interessadas em fazer um evento voltado para gastronomia germânica”, pontua.
Entre o final de outubro e o início de novembro, há previsão da realização de um festival da cerveja, que será realizado pela Cocersul, do Núcleo de Cervejeiros, além do Brusque Motorcycle. “Em novembro todo final de semana terá evento e dezembro também”.
O diretor-geral diz que a pasta aluga o espaço do pavilhão, mas a parte de fiscalização fica sob responsabilidade dos organizadores dos eventos. “Temos as reservas, mas não fizemos os contratos ainda. Quem fizer os eventos terá que ter os alvarás que nós iremos cobrar”, salienta.
Ivan esclarece que a pasta tem a intenção de realizar eventos em 2022. Ele adianta que em julho deve ser realizado o Festival da Cuca, e a Fenarreco em outubro. “Para o ano de 2022 temos uma série de sobreposições de datas que estamos conversando para tentarmos locar em datas diferentes. Temos poucos fins de semana disponíveis”, explica.
Entre os eventos, o diretor comenta que há muitas feiras de negócios que devem acontecer no pavilhão no próximo ano. Além disso, caso um evento não interfira no outro, Ivan diz que a pasta estuda alugar a parte superior do pavilhão para a área musical.
Ivan espera que em 2022 as coisas voltem à normalidade. “Foram anunciadas novas atrações para o Rock in Rio. Se o Rock in Rio, que tem todo esse tamanho, está voltando, por que não os outros também acontecerem”, diz.
O diretor explica que nas próximas semanas a pasta deve discutir o alinhamento das datas dos eventos marcados para o próximo ano.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube