Saiba como estão as negociações para o reajuste anual dos servidores de Brusque, Guabiruba e Botuverá
Propostas já foram apresentadas às prefeituras
Propostas já foram apresentadas às prefeituras
A negociação do Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (Sinseb) com as prefeituras de Brusque, Botuverá e Guabiruba para o reajuste anual está em patamares diferentes.
De acordo com a presidente do sindicato, Tânia Pompermayer, em Brusque já foram realizadas duas rodadas de negociações. “Ainda estamos em discussão. A prefeitura irá nos enviar uma contraproposta que deve ser no final desta semana ou início da outra. Aí poderemos ter mais uma rodada de negociação”, explica.
A proposta do Sinseb para o reajuste em Brusque é a inflação anual que sai oficialmente ainda neste mês, mais 3% de ganho real.
A divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) geralmente na segunda quinzena no mês. O percentual acumulado até janeiro estava em cerca de 3,82%.
Tânia acredita que o sindicato irá se reunir logo após a divulgação do INPC deste mês. “Assim que estivermos com os números em mãos, vamos enviar um ofício pedindo a retomada das negociações. Nossos servidores esperam que além da inflação, neste ano tenhamos ainda ganho real nos salários”.
Para a Prefeitura de Botuverá, o sindicato fez a mesma proposta. De acordo com Tânia, nenhum encontro com a administração foi realizado até o momento, mas as negociações estão bem adiantadas na aplicação do plano de cargos e salários, que é uma cláusula que está prevista em um projeto de lei que o Sinseb espera ser votado ainda em março.
Já para os servidores de Guabiruba, a proposta é de 4% de ganho real além da inflação. No município, nenhuma rodada de negociações foi realizada até o momento. A primeira deveria acontecer nesta segunda-feira, 11.
Esses percentuais são definidos em assembleia com os servidores. Por isso, na realizada em Guabiruba, optou-se por um percentual mais alto do que nas outras duas cidades vizinhas.
“O ganho real é muito importante em toda negociação, pois quando realizamos uma negociação é sobre a inflação do ano anterior e mês a mês o servidor sente o crescimento do custo de vida. Ele acaba tendo o poder de compra menor no final de cada ano”, ressalta Tânia.
Educador físico da Bolívia faz história no esporte brusquense: