GALERIA – Saiba como foi o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos em Brusque

Município recebeu 710 doses para o começo da imunização contra a Covid-19 desta faixa da população

GALERIA – Saiba como foi o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos em Brusque

Município recebeu 710 doses para o começo da imunização contra a Covid-19 desta faixa da população

Na manhã desta terça-feira, 18, a vacinação contra Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos foi iniciada em Brusque. Pais e filhos já aguardavam a imunização a partir das 10h na Uniasselvi. Entre as crianças no local, estava Maria Clara Heckert Dispósito, de 11 anos, moradora do Santa Terezinha.

Ela, que tem asma, conta que esperava há muito tempo para se vacinar. “Mal não faz. Falo para as minhas amigas para se vacinarem, estava querendo tomar para me proteger o quanto antes. Não tenho medo da vacina, mas estou um pouco nervosa”, diz, um pouco antes de receber o imunizante.

O pai de Maria, o comerciante Armando Dispósito Júnior, 55, também ansiava pela vacinação da filha. Segundo ele, a menina estava brava pela demora na liberação da faixa etária. “Traz mais tranquilidade para ir pra escola. Em casa a gente se cuida, ninguém pegou Covid”, completa.

Luiz Antonello/O Município

Após cerca de 15 minutos de espera, Maria foi vacinada e deve receber a segunda dose em março. Nesta terça, ela recebeu uma das 710 doses recebidas pelo município e a imunização acontece em duas salas, sem agendamento.

A técnica em enfermagem Leonete Martins Vieira do Amaral avalia uma boa manhã de vacinação, com muita procura e tranquilidade no atendimento. “As crianças ganharam pipoca, certificado de coragem e atendemos super bem elas. Estão calmas, tem um ou outro que chora, mas está tranquilo. Decoramos o ambiente e o pessoal bem feliz querendo se vacinar”, comenta.

Leonete Martins Vieira do Amaral/Especial

No local, também estava uma mãe que não quis se identificar. Ela conta que decidiu vacinar o filho mesmo com as pressões familiares contra a vacinação. Para a mãe, é uma forma de proteção. “Todo mundo deveria se conscientizar e vacinar seus filhos. Se tem dúvidas, procure um pediatra e médicos responsáveis”, orienta.

Em outra sala, a moradora do Thomaz Coelho Clarice Soares Santa Brigida, de 11 anos, recebeu a primeira dose do imunizante. “Estou feliz, alegre de estar vacinada. O ano será melhor, tomara que seja”, diz.

“Que seja melhor para todo mundo, que os pais tenham consciência de trazer seus filhos para vacinar”, completa a mãe, a professora da rede municipal Jacqueline Gomes Santa Brigida, 41. “Estava esperando ansiosa por esse dia. Todo mundo é vacinado em casa. Um alívio saber que enfim chegou”, finaliza.

Luiz Antonello/O Município

Vacinação das crianças

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, primeiro estão sendo atendidos os grupos prioritários de todas as idades e público em geral escalonando a idade, dos mais velhos aos mais novos.

“Nesta primeira remessa serão vacinados os prioritários e as crianças de 11 anos. Isto porque vamos receber apenas 5% das doses destinadas a este público. Em Brusque, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 12.521 crianças nessa faixa etária contempladas com o imunizante”, diz.

Para se vacinar, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável que precisa ter em mãos o número do CPF para registrar a dose na base nacional. O horário de funcionamento do Centro de Vacinação é das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Luiz Antonello/O Município
Leonete Martins Vieira do Amaral/Especial

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo