Saiba como foram as primeiras horas do pronto atendimento 24 horas do Hospital Dom Joaquim
Das 18h de sexta-feira até 17h30 de sábado, unidade hospitalar atendeu 137 pacientes
O Hospital Dom Joaquim iniciou o atendimento do pronto-socorro 24 horas às 18h de sexta-feira, 1º. Até às 17h30 de sábado, 2, foram realizados 137 atendimentos, sendo três particulares, de moradores de Guabiruba e Botuverá, e outros 134 pacientes de Brusque pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Somente neste sábado, até às 17h30, foram atendidas 45 pessoas no plantão da unidade hospitalar do bairro Dom Joaquim. Márcio Rubik, 36 anos, era o único paciente que aguardava atendimento no fim da tarde do feriado de Finados, quando a reportagem de O Município esteve no local.
Morador do bairro Águas Claras, ele decidiu buscar atendimento no Hospital Dom Joaquim após ir até o Hospital Azambuja e constatar que havia muito movimento no local, e, desta forma, demoraria a ser atendido.
“Lá estava demorado, mas aí lembrei que começou o atendimento no Dom Joaquim e decidi arriscar”, diz.
Para ele, já estava na hora de a cidade ter uma nova opção de atendimento 24 horas pelo SUS. “Isso já deveria ter sido feito há muito tempo, espero que continue”, afirma.
Moradora do bairro Águas Negras, em Botuverá, Samara Giraldi estava acompanhando um amigo em atendimento no Hospital Dom Joaquim na tarde de sábado. Embora o hospital não atenda moradores das cidades vizinhas pelo SUS, o fato de estar aberto 24 horas aos fins de semana já facilita. “Para nós ficou muito bom, não precisamos atravessar a cidade pra ir para Azambuja, que é sempre muito demorado. É uma boa opção”.
Em 55 anos de história, esta é a primeira vez que o Hospital Dom Joaquim mantém a porta aberta 24 horas. Após vários meses de negociação com a Prefeitura de Brusque, ambas as partes chegaram a um acordo e formalizaram a oferta do serviço para os brusquenses.
Durante o anúncio oficial da parceria, a prefeitura demonstrou interesse em que o atendimento 24 horas se estenda durante todos os dias da semana.
O convênio entre o Hospital Dom Joaquim e a prefeitura é de R$ 7,8 milhões para 14 meses de serviço. O atendimento estendido será sempre a partir das 18h de sexta-feira, até 22h de segunda-feira. Aos feriados o atendimento também será estendido, iniciando na véspera do feriado até o dia posterior.
Avaliação positiva
O administrador do Hospital Dom Joaquim, Raul Civinski, afirma que as primeiras horas do atendimento estendido foram positivas, entretanto, percebe-se que muitas pessoas ainda não tomaram conhecimento dessa mudança. “Estamos fazendo um trabalho de divulgação porque temos o serviço e queremos vê-lo ajudar a comunidade”, diz.
Civinski ressalta que o atendimento 24 horas continua até segunda-feira e que o hospital tem, mediante a avaliação da necessidade pelo médico, a possibilidade de realizar exames de raio-x e laboratoriais.
Sobre os atendimentos já realizados, o administrador destaca que o hospital recebeu condições bastante diversas, desde casos graves, em que os pacientes foram transportados ao Hospital Azambuja, até casos com necessidade de exames laboratoriais, raio-x, e aplicação de medicação, até os mais simples.