Conselho Municipal de Saúde elege novos membros nesta quarta-feira
Além disso, nova diretoria também será eleita durante assembleia ordinária
No dia 20 de novembro ocorre a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Brusque (Comusa). O ato ocorrerá durante assembleia ordinária às 18h, no auditório da Secretaria de Saúde de Brusque. Ao todo, 20 integrantes serão eleitos para o próximo mandato.
São três categorias de conselheiros. A primeira delas com dez membros, que representam a comunidade, sendo: três vagas para membros de conselhos ou movimentos e entidades comunitárias organizadas; uma cadeira para associações que congregam moradores; duas para entidades de representação de deficiência ou patologias crônicas; dois assentos para setores comunitários religiosos; uma para associações de aposentados e pensionistas e, ainda, uma vaga para setores da área sindical de representação dos trabalhadores.
Na segunda categoria, que envolvem os profissionais de saúde, são quatro vagas para entidades com representação de nível superior e uma vaga de ensino médio. Por último, as entidades filantrópicas e privadas prestadoras de serviço em saúde, nas quais cada uma poderá indicar um membro cada.
“Cada segmento vai indicar um titular e um suplente. Lá no dia 20, esses grupos se reúnem e eles escolhem entre si. Por exemplo, dos três com doenças especiais se forem seis indicados, eles vão se reunir e decidir os titulares e os suplentes”, explica o atual presidente do conselho, Júlio Gevaerd.
Para vaga da presidência, Gevaerd explica que após a escolha dos 20 integrantes, quatro pessoas serão apontadas e destes será definido o novo presidente do conselho.
Como participar
Os interessados em participar da eleição devem procurar o Comusa das 7 às 16h, no terceiro andar da Policlínica central, localizada em frente ao Terminal Urbano, munidos com os documentos exigidos no edital. Quem deseja participar pode entregar a documentação até o dia 20.
Gevaerd aproveita para convidar os membros das associações de moradores e de grupos com estatuto para participarem da eleição. Os nomes devem ser indicados pelas associações. Serão aceitos candidatos até o momento da assembleia.
As associações de moradores, clube de idosos e paróquias podem participar. “Não existe candidatura individual, todos têm que vir através de uma instituição”, diz. Ele também afirma que já foi montada a comissão que analisará todos os pedidos de participação. Além disso, o número de participantes é ilimitado, mas apenas 20 serão eleitos.
Função e importância
O presidente afirma que o conselho tem poder para tomar decisões importantes na saúde do município. “Gostaríamos que as instituições participassem. Todas as organizações que existem no município e têm o seu estatuto que venham participar. O Comusa tem poder inclusive de vetar uma conta da Secretaria de Saúde. Ele é deliberativo nessas questões e consultivo”, explica.
Ele relata que a população tem dado pouca importância ao conselho.
“Temos que começar a participar, não é só reclamar. Mesmo quem não for eleito, nossas reuniões acontecem na terceira quarta-feira de cada mês, vá participar e traga seu problema, sua dúvida ou sugestão”, convida. Os encontros ocorrem no terceiro andar da Policlínica central, das 18h às 20h.