Saiba como funciona a vacinação contra a gripe em Brusque e região
Primeira fase da imunização tem como prioridade os idosos
Primeira fase da imunização tem como prioridade os idosos
A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início antecipado na segunda-feira, 23. Sua primeira fase tem como objetivo vacinar os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, e será realizada até o dia 15 de abril de 2020. Confira abaixo como os municípios estão realizando os atendimentos.
A Secretária de Saúde de Botuverá, Márcia Cansian, informa que foram aplicadas 109 doses no grupo de risco. No momento as doses estão em falta e a secretaria aguarda o novo lote que tem previsão para chegar na quarta-feira, 25, ou quinta-feira, 26.
Márcia explica que há um carro de som avisando aos moradores para pendurar um pano branco na frente da residência, casos haja idosos a serem vacinados no local. Uma ambulância com funcionários da Secretaria de Saúde de Botuverá realiza o atendimento nas casas que possuem o pano branco.
O motorista da ambulância tira uma foto do documento de identidade e cartão do SUS do idoso e a técnica de enfermagem faz a aplicação da vacina.
As quatro mil vacinas contra a influenza recebidas pelo governo foram distribuídas nos seis pontos de vacinação localizados nas escolas municipais, informa o Secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari.
Ele justifica que vacinação dos idosos nas escolas em vez das unidades de saúde evita o contato com pessoas doentes. O atendimento é realizado no período da manhã das 8h às 12h, e de tarde, das 13h às 16h30min.
As demais vacinas estão sendo aplicadas na Policlínica, destaca Fornari, o qual pede para que os pais também levem as crianças para vacinar, pois elas são mais suscetíveis às doenças. O atendimento é feito das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia.
A Secretaria de Saúde também iniciou nesta terça-feira, 24, a vacinação dos idosos em domicílio de acordo com o cadastro no sistema da saúde. Fornari informa que já foram vacinadas aproximadamente 3,7 mil pessoas, e o processo é realizado de forma mais rápida para evitar a aglomeração nos pontos.
O município de Guabiruba havia recebido 600 doses, que terminaram na segunda-feira, 23. Segundo a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt, uma nova remessa deve chegar na quarta-feira, 25. Na quinta-feira, 26, Patrícia acredita que a aplicação será realizada normalmente.
Os locais para vacinação são: Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, bairro Lageado; Escola Basica Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro e Escola Basica Professor Arthur Wippel, centro de Guabiruba, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.
A Secretaria de Saúde de Nova Trento informou que a aplicação das vacinas nos idosos a partir dos 60 anos está sendo realizada a domicílio. O procedimento teve início na segunda-feira, 23, e de acordo com o secretário de Saúde, Adauton Raulino, já foram aplicadas 246 doses até esta terça-feira, 24. As próximas aplicações serão feitas de acordo com o cronograma abaixo, disponibilizado pelo secretário.
Bairro ou Localidade | Data |
Aguti e Pitanga | 25/03/20 |
Claraíba | 27/03/20 |
Besenello | 30/03 e 01/04/20 |
Trinta Réis | 02/04 e 03/04/20 |
Centro I e II | 06/04, 07/04, 08/04 e 09/04/20 |
As vacinas contra a gripe serão aplicadas por duas equipes a domicílio, que percorrerão todos os bairros de São João Batista, informa a Secretaria de Saúde do município. A princípio, os atendimentos serão destinados às pessoas com mais de 55 anos.
De acordo com a secretária de Saúde, Karin Cristine Geller Leopoldo, a aplicação das doses está sendo feita dos bairros mais afastados até o último local ser o centro da cidade. Foram aplicadas aproximadamente 500 doses e nesta terça-feira, 24, foram recebidas mais 500.