Saiba como funcionará ensino de robótica nas escolas da rede municipal de Brusque

Capacitação de professores de diversas matérias iniciou nesta semana; projeto iniciará em duas escolas

Saiba como funcionará ensino de robótica nas escolas da rede municipal de Brusque

Capacitação de professores de diversas matérias iniciou nesta semana; projeto iniciará em duas escolas

A Prefeitura de Brusque capacitará professores para o ensino de robótica nas salas de aula da rede municipal. O projeto piloto deve iniciar em duas escolas ainda neste ano.

Conforme a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, os professores e monitores terão encontros semanais para formação teórica e aplicação prática desses conhecimentos. A partir daí, eles terão condições de escolher a melhor forma de abordar o tema robótica dentro das disciplinas com os alunos.

A princípio, o projeto iniciará nas Escolas de Educação Básica João Hassmann e Doutor Carlos Moritz. No entanto, o projeto deve acontecer em curto, médio e longo prazo, conforme explica a secretária.

A curto prazo, ou seja, o piloto, terá aplicação em duas escolas que pretende mostrar os primeiros resultados até o final do ano letivo de 2021. Já a médio prazo haverá a participação de mais escolas. A longo prazo a meta é atingir o maior número de escolas possível.

“O projeto será aplicado inicialmente com a formação de professores e monitores 3, nos conceitos da robótica educacional. Após os conhecimentos adquiridos os professores auxiliados pelos monitores irão desenvolver junto com os alunos projetos que se utilizem da robótica no processo educacional”, explica Eliani.

Formação

A capacitação de três professores e um monitor da escola João Hassmann iniciou na segunda-feira, 16. Já a participação de quatro professores e um monitor da escola Doutor Carlos Moritz iniciou nesta quinta-feira, 19.

As aulas ocorrem no Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) e devem durar três meses. Quatro profissionais de cada escola, de diferentes disciplinas, participam da capacitação.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

“A capacitação será teórica e prática. Os professores vão aprender a parte teórica do arduíno e em seguida começarão a colocar a mão na massa. A primeira coisa que vamos fazer será acender um LED”, explica o chefe do Cmid, João Luiz de Lima Moreira.

Durante o projeto cada escola escolherá como vai aplicar seus conhecimentos. “Por exemplo, eles podem fazer uma maquete de um espaço urbano, com postes, semáforos, residências, tudo programado. Com isso os alunos vão aprender diversas disciplinas, como artes, matemática, inglês, história”, completa João.

Aplicação

Inicialmente, o projeto será destinado aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, conforme o ano em que estiverem matriculados. A secretária afirma que o objetivo da pasta é atingir o maior número de alunos possível da rede municipal de ensino no contato com a robótica.

“Iniciar um novo tempo na educação onde as tecnologias e a robótica sejam de fato uma realidade na vida dos alunos e professores. Cumprindo assim as metas estabelecidas pela BNCC onde, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidade, criatividade, entre outros”, destaca.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo