X
X

Buscar

Saiba como guerra na Ucrânia influencia a economia brusquense

Primeiros reflexos já começam a ser sentidos

A guerra entre Rússia e Ucrânia, que foi deflagrada na última semana, tem reflexos em todo o mundo. Além da crise humanitária causada pela invasão ao território ucraniano, as sanções impostas por vários países aos russos, que são a 12ª economia do planeta de acordo com levantamento do Fundo Monetário Internacional, acabam influenciando os preços no mercado internacional.

Analista de comércio exterior da Embrast, de Brusque, Yasmin Gaspar conta que já é possível notar o aumento dos valores de matérias-primas para os fornecedores, o que causa reflete também no produto final. “Alguns países, principalmente os europeus, estão até mesmo com dificuldade em conseguir a matéria-prima para finalizar os pedidos”.

Outra questão destaca com Yasmin é o aumento do barril de petróleo, que refletirá diretamente nos valores dos combustíveis. A economia russa se baseia na exportação desse e de outros três produtos, principalmente: gás, trigo e milho.

“A tendência é que serviços como transporte rodoviário, marítimo e aéreo aumentem devido a esse aumento, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Acredito que o maior impacto aqui será a pressão sobre a inflação brasileira”.

Nesta terça-feira, 1º, o governo ucraniano anunciou que suspendeu todo o transporte comercial marítimo do país devido à invasão pela Rússia. O gerente comercial da ES Logistics, Lisandro Bueno relata que, como consequência, as cotações do trigo dispararam e subiam 5,65%.

“Empresas de transporte internacional, Maersk, ONE, HAPAG e MSC já estão com serviços suspensos e pressionam a Rússia”, conta.

Com esta medida, Lisandro acredita que o abastecimento de produtos importados, fertilizantes/adubos (principal produto importado da Rússia), trigo, milho, produtos químicos, aço, entre outros, ficarão com problemas de abastecimento.

“Os mercados de exportação mais afetados são: soja e derivados, carnes congeladas, minérios, máquinas e café. Quanto mais a guerra perdurar, mais problemas e limitações iremos enfrentar. Consequentemente, iremos sentir os efeitos da falta de produtos e aumento de preços”, analisa.

O conflito

A Rússia decidiu invadir o território ucraniano após os Estados Unidos e parte da Europa Ocidental dialogarem com a Ucrânia sobre entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Contrário à ideia de ter armamento de rivais do Ocidente próximo ao seu território, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu a independência das cidades de Donetsk e Luhansk, territórios separatistas pró-Moscou, na segunda-feira, 21.

O governo russo iniciou a ofensiva na Ucrânia no dia 24. Desde a última semana, passou a invadir e bombardear diversas regiões ucranianas, incluindo a capital Kiev e outras grandes cidades, como Lviv.

Em um comunicado oficial, Putin fez ameaças para quem tentar impedir a ocupação. “Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube