Saiba como o Hospital Dom Joaquim pode atender a população com o novo convênio
Administrador explica quais estruturas e equipes estão à disposição no reformulado horário de serviços do SUS
O Hospital Dom Joaquim ampliou seu atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de aditivo de contrato com a Prefeitura de Brusque, e prestará o serviço todos os dias, das 7h às 22h. O atendimento durante fins de semana e feriados das 18h de sexta-feira às 22h de segunda-feira continua. A prioridade é voltada ao novo coronavírus (Covid-19), mas nada impede que pessoas com outras doenças e sintomas sejam atendidos.
O administrador do hospital, Raul Civinski, explica a estrutura disponível e como o público pode aproveitar o novo horário. Pelo convênio atual, há um médico realizando os atendimentos, uma enfermeira realizando a triagem dos pacientes, equipe de raio-x, exames laboratoriais, equipe de enfermeiras e técnicas de enfermagem para fazerem curativos e procedimentos mais simples.
“Há uma conversa um pouco adiantada para que, se a demanda for superior à esperada, possamos trazer um segundo médico”, comenta. “Temos hoje um profissional de plantão das 07h às 22h.”
Os exames laboratoriais estão à disposição de acordo com a conveniência do médico. Ou seja, se durante o atendimento são necessários exames, estes são requeridos pelo médico. Conforme relata Civinski, o paciente faz o pedido, o laboratório dá a resposta, e o médico pode dar indicações para a sequência. O Hospital Dom Joaquim tem também respirador e eletrocardiograma, que são utilizados durante o processo de triagem.
O administrador deixa claras as capacidades do Hospital, tem evoluído nas possibilidades de atendimento, mas, naturalmente, não atende determinadas demandas. Normalmente, situações mais graves e urgentes requerem o transporte ao Hospital Azambuja.
“Não temos uma estrutura tão grande ou tão elaborada como a do Hospital Azambuja, isto é de conhecimento geral. Independente dos sintomas, ela será atendida. Dependendo da gravidade da situação, cabe a nós encaminhar o paciente ao Azambuja. Desde novembro, com serviços de pronto-atendimento nos finais de semana, fizemos este transporte com apenas 18 pacientes.”
O objetivo da ampliação do atendimento é desafogar ao máximo o pronto-socorro do Hospital Azambuja. A ideia é mesmo de que atendimentos que não são urgentes sejam realizados no Dom Joaquim. O contrato com o hospital é para os próximos seis meses, mas há a intenção de que ele seja renovado.