Saiba como se inscrever para o Enem digital 2020; Brusque terá quase 600 vagas

Exame na modalidade virtual será aplicado nos dias 11 e 18 de outubro; prova tradicional acontece em 1º e 8 de novembro

Saiba como se inscrever para o Enem digital 2020; Brusque terá quase 600 vagas

Exame na modalidade virtual será aplicado nos dias 11 e 18 de outubro; prova tradicional acontece em 1º e 8 de novembro

Em 2020, Brusque vai ter pela primeira vez a aplicação do Enem digital. Serão 587 vagas para os brusquenses fazerem a prova com este modelo.

No total, 60 municípios brasileiros terão aplicação das provas de forma virtual, nos dia 11 e 18 de outubro. As inscrições acontecem entre 11 e 22 de maio. Os outros municípios catarinenses escolhidos foram Florianópolis, São José e Joinville.

O Enem 2020 digital será aplicado apenas nos municípios escolhidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todos os estados e no Distrito Federal, sendo disponibilizadas até 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O Inep prevê a consolidação desse modelo até o ano de 2026, com aplicação digital para todos os participantes.

A prova tradicional será aplicada em outras datas, em 1º e 8 de novembro. As questões serão diferentes, assim como o tema da redação. o nível de dificuldade será o mesmo, através da utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI avalia a habilidade e minimiza o “chute” de candidatos.

O participante deverá fazer a escolha pela prova digital ou tradicional no momento da inscrição, e não haverá a opção de troca.

A prova, porém, não será feita através de computadores particulares. O teste será aplicado em locais autorizados pelo Inep. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep, e as regras de abertura e fechamento de portões e as regulamentações de logística serão as mesmas no Enem tradicional. Mesmo na versão digital, a redação deverá ser feita manualmente.

No primeiro dia do exame, nas duas modalidades, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tempo-limite para finalização da prova será de cinco horas e meia, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia do exame,serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá duração de cinco horas.

Alunos que ainda não concluíram o ensino médio não poderão fazer a prova digital. Candidatos que precisarem de atendimento especializado, como tradutor e intérprete de Libras, deverão fazer a prova tradicional.

O valor da inscrição é R$ 85, o mesmo de 2019. Pedidos de isenção da taxa para as duas provas podem ser feitos entre 6 e 17 de abril. O edital está disponível  no site enem.inep.gov.br.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo