Saiba como vai funcionar debate do jornal O Município nesta quinta-feira
Debate está marcado para as 19h30 e pode ser assistido no portal omunicipio.com.br e no YouTube do jornal
Debate está marcado para as 19h30 e pode ser assistido no portal omunicipio.com.br e no YouTube do jornal
Os candidatos a prefeito de Brusque se encontram nesta quinta-feira, 31, a partir das 19h30, no debate do jornal O Município, o último antes da eleição suplementar deste domingo, 3. O encontro acontece no estúdio do jornal e pode ser assistido ao vivo em omunicipio.com.br e no YouTube do jornal (youtube.com/omunicipiobru).
Um sorteio na presença de representantes dos candidatos definiu a ordem de assento e fala dos candidatos. André Vechi (DC) sentará ao lado de Paulo Eccel (PT) em um dos lados do estúdio.
Do outro lado, a terceira cadeira, na diagonal de André Vechi e na frente de Paulo Eccel, será ocupada por Simas (PP), que ficará ao lado de Molina do Ari (MDB). Não haverá presença de público.
O mediador do debate será o jornalista Cristóvão Vieira, editor-chefe do jornal O Município Blumenau. O jornalista Luiz Antonello e os advogados José Carlos Schmitz e Ronaldo Uller são membros da comissão responsável por analisar direitos de resposta.
Serão, ao todo, seis blocos. As campanhas concordaram com dinâmica, formato e regras do debate e todos os candidatos confirmaram presença.
Os candidatos terão embates diretos em quatro dos seis blocos. Quando o candidato responder diretamente ao público, ele ficará de frente para a câmera central, em pé.
“O formato do debate privilegia os embates diretos entre os candidatos para que os eleitores avaliem quais temas cada candidato priorizou, além de poderem observar as estratégias de cada campanha”, afirma o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
Os embates diretos farão com que os candidatos fiquem frente a frente. Andrei detalha que este modelo foi pensado justamente para que os participantes respondam as perguntas “olho no olho”.
“Optamos por colocar os candidatos literalmente frente a frente para que as perguntas sejam feitas olho no olho, tirando os concorrentes da zona de conforto”, comenta.
No bloco 1, que abre o debate, serão feitas perguntas aos candidatos elaboradas por jornalistas de O Município. As questões terão como foco a vida pública dos candidatos, voltadas à gestão e à visão política.
André Vechi é o primeiro a responder. Cada candidato terá 2 minutos e 30 segundos para resposta. Será feita somente uma pergunta para cada candidato. Eles responderão de frente para a câmera central.
Os embates diretos entre candidatos começam a partir do bloco 2. Nesta etapa, eles debaterão temas definidos em sorteio ao vivo durante o debate. Paulo Eccel escolherá um dos outros três candidatos e fará a primeira pergunta.
Os candidatos terão 30 segundos para formular a pergunta e dois minutos para responder. Depois, o candidato que pergunta terá réplica de um minuto e o candidato que responde encerrará a discussão com tréplica de um minuto.
O candidato que responder Paulo Eccel irá, depois, perguntar a outro candidato que ainda não tenha falado. Para que o bloco seja concluído com todos perguntando e todos respondendo, Paulo Eccel será necessariamente o último a responder.
As perguntas com tema livre iniciam no bloco 3. Simas (PP) abrirá o bloco e fará a primeira pergunta a um candidato de livre escolha. Sendo assim, Simas será o último a responder. O formato é o mesmo do bloco anterior.
No bloco 4, também de tema livre, candidato novamente pergunta para candidato. Quem abre desta vez é Molina do Ari (MDB). O tempo para pergunta, resposta, réplica e tréplica é o mesmo em todos os blocos em que há embate direto. Molina do Ari será o último a responder.
O bloco 5 é o último em que os candidatos discutem frente a frente, com o mesmo formato dos blocos 3 e 4, que também contará com tema livre. André Vechi será o primeiro a perguntar a um candidato de livre escolha e o último a responder.
Por fim, o bloco 6 encerrará o debate. Os candidatos ficarão de frente para a câmera central e terão dois minutos para as considerações finais. Molina do Ari é o primeiro a falar, seguido por Simas, Paulo Eccel e André Vechi.
Haverá dois intervalos de cinco minutos para veiculação comercial e para necessidades dos candidatos e da equipe técnica. Neste período, é permitida a livre comunicação com o assessor. Cada candidato pode levar somente um assessor.
O debate acontecerá se pelo menos dois candidatos estiverem presentes. A organização não informará com antecedência as perguntas ou temas que serão tratados. Se apenas um concorrente estiver presente, o debate será substituído por entrevista ao vivo de 45 minutos.
O candidato não poderá utilizar celular, fones, pontos eletrônicos e similares, apenas material impresso. Materiais de qualquer espécie não podem ser exibidos.
O Município realizará no domingo de eleição a cobertura completa da apuração dos votos. O programa ao vivo começa a partir das 16h e pode ser assistido no portal omunicipio.com.br e no YouTube do jornal.
O analista de relações governamentais Marcos Maestri e o ex-prefeito de Brusque Danilo Moritz participarão com análises. A festa da vitória também será exibida no programa, além de entrevistas com todos os candidatos.
Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar: