Saiba quais bairros de Brusque registraram mais atendimentos pela Defesa Civil em 2021
Órgão contabilizou mais de 1,1 mil ocorrências no ano
Em 2021, o bairro Limeira Baixa foi o que teve mais ocorrências registradas pela Defesa Civil de Brusque. No total, o órgão realizou mais de 1,1 mil atendimentos na cidade, a maioria causados por deslizamentos.
A Defesa Civil registrou cinco enxurradas no ano: uma entre 20 e 26 de janeiro, duas em fevereiro (dias 23 e 28) e outras em junho (entre os dias 9 e 10) e 12 de outubro.
Chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil, Edevilson Cugiki explica que os bairros que tiveram mais ocorrências são aqueles com relevo mais acidentado ou com problemas de ocupação, principalmente por risco de deslizamento. Depois do Limeira Baixa, Azambuja, Primeiro de Maio, Bateas e Águas Claras tiveram mais atendimentos.
Outros que tiveram maior volume de ocorrências estão no topo da lista por causa da regularização fundiária. “A promotoria cobra que tenha um parecer da Defesa Civil, e teve um grande aumento esse ano”, relata Cugiki.
Balanço do ano
Segundo Cugiki, 2021 ainda foi um ano complicado para a Defesa Civil por causa da pandemia, que impediu algumas ações planejadas, como em escolas e a formação de voluntários.
Por outro lado, com o avanço da vacinação e a diminuição no número de casos, outras ações, algumas que não estavam no planejamento do órgão, foram realizadas.
“Demos continuidade às notificações para pessoas que moram em área de risco, concluímos o mapeamento de vistorias realizadas entre 2008 e 2021, fizemos formação com escoteiros e Tiro de Guerra, descida do rio, conseguimos recursos para a ponte da Ponta Russa e por causa da enxurrada, adaptamos o retorno do teleférico para estacionamento da Defesa Civil. Além disso, realizamos a manutenção de estações de telemetria, lives com a Fundema, atualização de mapeamentos e digitalização de arquivo físico”, conta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube